Instalação da nova iluminação de Led, do Programa de Eficiência Energética, deve ser finalizada em dezembro

Até agora, foram realizadas todas as checagens necessárias no projeto, bem como, análises de documentações e outros encaminhamentos exigidos

A instalação da nova iluminação de Led, do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deve ser finalizada em dezembro, em Caçador. Serão contemplados 1055 postes da cidade em 74 ruas.

“O material já foi adquirido e serão realizadas as medições iniciais. Prevemos que, em torno de um mês o projeto estará concluído”, destaca o engenheiro eletricista e gestor de projetos da Celesc, Bruno Cordeiro Clasen.

Até agora, foram realizadas todas as checagens necessárias no projeto, bem como, análises de documentações e outros encaminhamentos exigidos.

Caçador foi aprovado em 1º lugar dentre 57 cidades de Santa Catarina. Serão substituídas mais de 1 mil lâmpadas de vapor de sódio e de vapor de mercúrio por de led. As lâmpadas de 60W serão instaladas nas avenidas Santa Catarina e Sete de Setembro, onde o poste contempla duas luminárias. As de 120W serão instaladas nas ruas intermediárias e as de 180W em outras ruas principais da cidade.

“São dois benefícios: As lâmpadas com potência reduzida gastam menos energia e a iluminação delas é ainda melhor, o que será notado pela população”, completa Bruno.

O programa contempla ainda o descarte das lâmpadas, não podendo elas serem realocadas em outros pontos. “O objetivo é realmente trazer a eficiência econômica para o município”, complementa o engenheiro.

Além da segurança para quem circula, à noite, com mais iluminação, haverá ainda economia de energia para o município. “Assim, poderemos investir, por exemplo, na substituição das das lâmpadas das demais ruas do município”, destacou o gestor de Projetos da Prefeitura, José Cássio.

Além das lâmpadas, serão substituídos ainda os reatores, relés e braços nos postes. Os novos kits têm durabilidade de até 13 anos. A Celesc abrirá uma nova chamada pública do programa, onde a a Prefeitura já mostrou interesse em participar.

“A Celesc está trabalhando em uma nova chamada pública e a Prefeitura de Caçador já nos informou o interesse em participar e submeter um novo projeto. Isso tende a contemplar ainda mais a cidade de Caçador”, finaliza Bruno.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Comentários
Carregando...