Instituto Unimed comemora 10 anos

Em Caçador os programas acontecem todos os anos em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo

Foi com o objetivo de estimular e promover iniciativas e ações de caráter educacional, social e ambiental que surgiu o Instituto Unimed, uma ferramenta do Sistema Unimed que mantém dois projetos já consolidados no cenário estadual: Esporte Comunitário e Viver Bem na Escola.

Em Caçador os programas acontecem todos os anos em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. “A Unimed Caçador tem grande satisfação em ser parceira do Instituto. A Unimed é uma empresa com valor relevante para a sociedade. Promovemos saúde e o nosso motivo de existir é a saúde. Mas também entendemos nossa responsabilidade social. E, sendo assim, promovemos também educação e solidariedade, através dos programas Viver Bem na Escola e Esporte Comunitário, orientando crianças das escolas públicas do nosso município”, declara a diretora técnica do Comitê Educativo da Unimed Caçador, Dra. Paula Waleska Sartori.

Para registrar este momento importante do Instituto Unimed, representantes estiveram em Caçador para conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela cooperativa. A visita se deu no dia 19 de setembro, quando a equipe pode acompanhar o encerramento do Programa Viver Bem, que este ano aconteceu na Escola Municipal Alto Bonito, com o tema “Alimentação Saudável”.

Conduzido pela nutricionista da Unimed Caçador, Dra. Ana Claudia Lunelli Moro, os encontros envolveram os alunos do 1º ao 9º ano, além da pré-escola, atingindo mais de 500 alunos.

Ela explica que o tema foi dividido entre as oficinas “Semáforo dos alimentos”, “Pirâmide alimentar” e “Mitos e verdades sobre alimentação”, a fim de conseguir abranger cada faixa etária de uma forma mais eficiente. “A linguagem foi adaptada ao público ouvinte. E o encerramento este ano foi muito gratificante. Paramentamos as quatro turminhas do pré-escolar com máscaras e capas estilo ‘super-herói’, produzimos salada de frutas e incentivamos os alunos a fazer a degustação. Após a ingestão das frutas eles se tornavam super-heróis dessas super frutas”, explica a nutricionista.

Ana revela que se sente gratificada em participar deste projeto com foco para a educação alimentar. “Trabalhar especialmente com a pré-escola é muito gratificante, porque eles são muito receptivos e com certeza são multiplicadores, pois contarão e levarão o que aprenderam para suas casas”.

A secretária de Educação, Josete Maria de Lemos Estrowispy, destaca a importância em realizar a parceria com a Unimed Caçador, “pois o projeto Viver Bem na Escola e Esporte Comunitário promove a saúde, melhorando assim a qualidade de vida”, afirma.

Com relação ao Programa Esporte Comunitário, ele sempre trabalhou com as modalidades de tênis de quadra e xadrez, porém este ano inaugurou seu novo projeto no basquete, reafirmando uma importante parceria com o poder público.

O supervisor da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Maurício Somensi, declara que o envolvimento e apoio da Unimed fez com que a modalidade crescesse muito, principalmente com relação à quantidade de crianças que passaram a participar das aulas de basquete. “A partir do momento que a Unimed entrou conseguimos oferecer uma estrutura melhor para a modalidade, o que fez com que as crianças se sentissem mais valorizadas. Entendemos que o Instituto Unimed foi a ‘cereja do bolo’ para fomentar a modalidade do basquete na cidade”, compara.

Somensi reforça que a Administração Publica está satisfeita com a parceria, esperando que a mesma perdure por muito tempo, “pois quem tem a ganhar são as crianças, que tem oportunidade de mudar um pouquinho a história de vida delas”, encerra.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...