IPVA fica, em média, 3,2% mais barato em 2019 em SC

Índice representa desvalorização dos veículos em relação a 2018

O IPVA vai ficar, em média, 3,2% mais barato em 2019, informou a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina na quarta-feira, 19. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), usada pela pasta como base de cálculo.

No site do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), é possível ver o quanto o contribuinte vai pagar. Nesse link, também é possível baixar o boleto para pagamento. O valor também pode ser quitado no próprio Detran.

As alíquotas vigentes em Santa Catarina são:

2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros
1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (coletivos), nacionais ou estrangeiros;
1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil

Pagamento
O pagamento pode ser feito em cota única ou parcelado em três vezes. Não há desconto em nenhuma das duas modalidades. O dia do vencimento é de acordo com o último número da placa do veículo. (Veja a tabela abaixo)

Arrecadação
No estado, há 5 milhões de veículos em circulação, conforme a secretaria. Desses, 3,3 milhões pagam IPVA. Os outros têm isenção ou imunidade, como é o caso de veículos antigos, táxis ou para portadores de deficiência. Motocicletas até 200 CC estão isentas desde que não tenha havido penalidade por infração de trânsito em 2018.

A secretaria espera arrecadar com o imposto R$ 1,8 bilhão em 2019. Desse total, 50% serão repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.

Comentários
Carregando...