Mirins auxiliam eleição de Grêmio Estudantil

As chapas Unidos para mudar/020 e Geração Consciente/007 concorreram à vaga. Trabalhos foram coordenados pela professora Vera Lipka e os vereadores mirins

Os vereadores da Câmara Mirim de Caçador auxiliaram na eleição do Grêmio Estudantil da Escola Thomaz Padilha, de Taquara Verde. O processo foi realizado nessa quarta-feira (26), sob a coordenação da professora Vera Lipka. Na oportunidade os mirins dividiram as tarefas de fiscalização, conferência de dados pessoais, orientação na votação informatizada, através da adaptação de uma urna eletrônica em um tablete.

            De acordo com a professora Vera, o grêmio foi implantado na escola em 2008. Nesse ano, três chapas concorreram à diretoria: Unidos para mudar – 020, com Cristina, presidente e Sulamita, vice-presidente; e a Geração Consciente – 007, sob a direção de Felipe e Helen. Outra chapa se inscreveu, mas desistiu antes de ocorrer a eleição.

            “Convidamos os vereadores mirins para garantir um processo imparcial, e foi muito legal a participação deles. Montamos uma urna eletrônica usando um aplicativo, fizemos as cédulas também, caso acontecesse algum imprevisto. Depois de ajudar na eleição, os mirins passaram nas salas e contaram sobre o Programa Mirim e contaram sobre a eleição mirim que acontecerá nesse ano”, completa a professora.

“O grêmio é muito importante para trazer propostas para a escola, porque muitas vezes o diretor não tem a noção da melhoria ideal para os alunos, só os alunos sabem”, reforça a vereadora Nicole Rodrigues, que também acompanhou a votação. A vivência foi comentada pela vereadora Ingred Albuquerque também. “Tivemos uma experiência um pouco diferente, porque na nossa eleição não sabíamos como tinha sido feita e nessa, pudemos participar, foi muito interessante”, descreve.

            “Além de aprender mais sobre o processo eleitoral a gente ajudou a escola na eleição, e ainda convidamos os alunos a participar da Câmara Mirim, concorrendo na próxima eleição”, informa o presidente mirim, João Vitor Alves Ribeiro. Além dele, também auxiliaram no processo eleitoral a vereadora mirim Kailane de Souza e Nicole Rodrigues, e os vereadores Julio César Primão, Ryan Espit Biudaro e Rian Vitor Costa Quaresma.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...