Momento difícil: Assistência Social auxiliou diversas famílias com auxílio funeral

Ao todo, os benefícios foram estendidos para 31 pessoas, cujas famílias não tinham condições de dar um destino digno aos seus entes queridos

Em um dos momentos mais difíceis, a Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, auxiliou diversas famílias carentes com auxílio funeral.

Ao todo, os benefícios foram estendidos para 31 pessoas, cujas famílias não tinham condições de dar um destino digno aos seus entes queridos.

“Nós prestamos esse auxílio há anos, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades provocadas pela morte de membros da família, atendendo as necessidades de urgência para enfrentamento das situações causadas pela morte da pessoa”, afirma o secretário de Assistência Social, Januário Atanásio dos Santos.
Existem duas formas para receber o auxílio, podendo o interessado optar por apenas uma opção ou as duas ao mesmo tempo.

Uma das opções é a material, que irá garantir o custeio das despesas de urna funerária, velório, preparação química do corpo, transporte funerário da capela até o cemitério em que ocorre o sepultamento, utilização de capela, dentre outros serviços inerentes que garantam a dignidade e o respeito à família beneficiada, de acordo com os termos do Art. 49, da Lei nº 3.331.

Já na modalidade em pecúnia, é colaborado com o custeio das necessidades urgentes da família, ao enfrentamento dos riscos e vulnerabilidades advindas da morte do membro, podendo o pedido ser realizado por familiares, diretor da instituição, no caso do falecido estar abrigado ou acolhido, ou ainda pelo próprio serviço funerário, nos casos de morador de rua ou pessoas sozinhas. O auxílio em dinheiro é sempre 1/4 do salário mínimo vigente.

Existe um atendimento de sobreaviso para o requerimento e concessão do benefício funeral, ao qual poderá ser solicitado através dos telefones (49) 3567-8766 ou (49) 99126-8227.