Mundo SENAI apresenta oportunidades de carreiras tecnológicas na indústria

Escolas abrem as portas para receber a comunidade nesta semana (21 e 22 de novembro); programação envolve palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades

As escolas do SENAI abrem as portas nesta semana (21 e 22 de novembro) para apresentar à comunidade projetos desenvolvidos por alunos e docentes, além das diversas formações oferecidas pela entidade. No Mundo SENAI, realizado simultaneamente em todo o país, também é possível conferir a estrutura física e cursos da instituição, com foco nas novas tecnologias.

A programação nas unidades inclui oficinas, visita aos laboratórios didáticos, workshops com sindicatos e indústrias, atividades culturais e esportivas, além de feirões de emprego com vagas disponíveis em empresas da região. São projetos que buscam solucionar problemas nos parques fabris; inovar nos processos produtivos; aproximar pessoas e empresas, e incentivar o conhecimento técnico e científico.

O diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, lembra que são mais de 180 programas, alinhados às demandas de mercado, às profissões do futuro e ao Mapa do Trabalho, o que contribui para a elevação da empregabilidade dos egressos. “Laboratórios modernos, ênfase em atividades práticas e professores atualizados tornam as aulas mais atrativas e contribuem para elevar a empregabilidade dos profissionais formados”, explica.

Em Santa Catarina, 86,5% dos técnicos formados pelo SENAI têm uma colocação no mercado de trabalho ao término do curso ou alguns meses após o encerramento.

Este ano, o Mundo SENAI conta com o apoio do SESI que participará as atividades com oficinas de orientação nutricional, aferição de pressão e glicemia, atividades maker, workshops sobre saúde e segurança, entre outras ações.

 

Plataforma Mundo SENAI

A plataforma desenvolvida pela entidade no ano passado é uma grande aliada dos estudantes na hora de decidir qual carreira seguir. Com base em características socioemocionais informadas pelo usuário na ferramenta, é possível identificar as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado e os cursos existentes. O portal reúne vagas, um guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar para o mercado. Confira

 

Alguns dos projetos que serão apresentados pelos alunos e docentes do SENAI

. MAQUETE PROCESSO PRODUÇÃO

. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA AUTOMATIZADO

. PROJETO ONDULADEIRA: A Máquina Onduladeira é de extrema importância para a elaboração e confecção de chapas de papel ondulado que é a principal matéria prima para fabricação de caixa de papelão ondulado. Desta maneira o desenvolvimento da Situação de Aprendizagem que é a elaboração de um protótipo de uma onduladeira seguindo os paramentos de produção e seus principais elementos de máquina os alunos irão obter o domínio do processo de operação e controle das principais variáveis do processo de produção de chapas de Papelão Ondulado, bem como a sua distribuição de vapor.

. PROJETO INOVAÇÃO 4.0: No âmbito empresarial existem vários tipos de inovação, como a inovação de produtos, inovação de marketing, inovação organizacional, inovação radical, inovação incremental dentre outras, visando esse termo cada vez mais comum em nosso cotidiano, pois estamos na era da indústria 4.0 os desenvolveram um novo produto a base de papelão ondulado. As prototipagens das ideias foram elaboradas seguindo critérios apontados na Situação de Aprendizagem sendo a principal finalidade transformar ideias em projetos e soluções utilizando como fonte de matéria prima papelão ondulado.

. C3PO HQ’S – PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: Os alunos produzirão materiais didáticos em forma de HQ’s e Vídeo Virais com o intuito de transmitir os conhecimentos relativos ao ensino fundamental e médio e também contextos relativos a indústria.

. PROJETO ROBÔ LANÇADOR DE BOLAS DE TÊNIS DE MESA: Nesta situação de aprendizagem, os alunos da turma de aprendizagem industrial de eletrônica desenvolveram um robô lançador de bolas de tênis de mesa. Nesta atividade o objetivo central dos alunos será desenvolver o código para o microcontrolador Arduino, para que o mesmo realize o controle dos motores do equipamento.

. APRESENTAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS: A SA tem como objetivo a apresentação das leis trabalhistas vigentes com o objetivo de auxiliar os visitantes nas dúvidas referentes ao assunto, utilizando meio de comunicação diferenciada. Através de infográficos, panfletos, QR CODE, road map entre outros meios, criando material dinâmico e ilustrativo para melhor interface e apropriação do conteúdo por parte dos visitantes.

. PROJETO ECOLOGIC PLAN – HORTAS ORGÂNICAS: Os alunos pretendem passar como é o processo produtivo de uma horta residencial, trabalhando também com a questão do reaproveitamento de materiais para a construção dos locais destinados ao plantio.

. PROJETO MELTED PLAST – ESTRUTURAS ECOLÓGICAS: Os alunos criam a partir de materiais descartados estruturas ecológicas.

. PROJETO PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE PORTAS

. PROJETO PORTA CHAVE, TABUA DE CARNE E PORTA CELULAR

. PROJETO MÓVEIS PERSONALIZADOS

. PROJETO SUPORTE PARA VASOS DE FLORES FLOREIRA

. PROJETO INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL AUTOMATIZADA: instalação elétrica de uma maquete de residência, comandada por sistema automatizado, com arduíno e Blinck.

. PROJETO RETROFIT – MÁQUINA FORMADORA DE FOLHA: A proposta consistem em realizar o retrofit de um equipamento do Laboratório de Celulose e Papel que é utilizado para formação de folhas de papel para realização de testes de qualidade de produto. Os estudantes irão estudar o processo realizado pelo equipamento e desenvolver uma automação para o sistema, assim senso possível desenvolver capacidades como: Interpretar diagramas eletroeletrônicos aplicáveis aos sistemas automatizados e identificar o procedimento de transferência do programa do usuário para o dispositivo e/ou equipamento de controle.

. PROJETO BANCADA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL 4.0: A proposta tem como objetivo desenvolver uma bancada de instrumentação industrial para ser utilizado como recurso didático em unidades curriculares como técnicas de controle, processamento de sinais, instalações elétricas industriais e instrumentação industrial e controle de processos. Os estudantes desenvolverão capacidades técnicas de montagem de circuitos elétricos e desenvolvimento de sistemas de controle de processos. A bancada deve conter o sistema de controle de nível e pressão.

. PROJETO DESENVOLVIMENTO DE BALANÇO PARA CADEIRANTES: No desenvolvimento educacional dos alunos a inclusão social se faz presente trazendo aprendizado e conhecimento dentro do convívio social na escola e sociedade. A Situação de aprendizagem proposta pelo professor aborda a inclusão social, através do desenvolvimento de balanço para cadeirantes.

. PROJETO GUINCHO PARA ACAMADOS: Desenvolvimento e fabricação de um Guincho para Acamados, que será doado para alguma instituição que esteja precisando. A atividade visa desenvolver e aprimorar o trabalho em equipe, a assiduidade dos alunos e a integração curso técnico, aluno, instituição e sociedade.

. PROJETO EMPRESA DE DECORAÇÃO: uma empresa de Decoração com foco na reciclagem, o propósito oferecer uma decoração harmoniosa e elegante, utilizando de materiais que normalmente são descartados, mas, que podem ser transformados em objetos decorativos atraentes e belos. Tendo como objetivo utilizar os processos da reciclagem é a reintegração dos resíduos sólidos no ciclo de produção o consumo, pelo princípio dos 3RS: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

. PROJETO APROVEITAMENTO DE MADEIRA: Aplicar procedimentos de preparação da madeira para o beneficiamento conforme o tipo de produto a ser fabricado e aplicar técnicas de colagem conforme o tipo de produto a ser fabricado.

. PROJETO ANALISE DE LICOR BRANCO

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...