O tradicional e saboroso pinhão

Confira a reportagem especial da Rádio Caçanjurê sobre esse alimento típico da região Sul do Brasil

A imponência da araucária faz parte da paisagem da região Sul do Brasil. E desta árvore milenar vem a sua tradicional semente. Estamos falando do saboroso pinhão.

Cozido, assado ou simplesmente usado como ingrediente em pratos específicos, o típico sabor do pinhão conquista paladares e nos leva a sentir o gostinho de outono e inverno, época do ano onde as sementes amadurecem.

Associado ao frio, ao aconchego e as festas do Sul, o pinhão é tema desta série especial da Rádio Caçanjurê. Vamos falar sobre aspectos econômicos, ambientais, curiosidades, riscos na hora da coleta, valor nutricional e as principais receitas com o pinhão.

 

Safra menor em 2019

A importância da araucária

A história do pinheiro recordista

Cuidados na colheita do pinhão

Pinhão faz bem para o coração

Receita – “farofa de pinhão”

Receita de farofa de pinhão

A reportagem especial produzida pela Rádio Caçanjurê "O tradicional e saboroso pinhão" encerrou com uma deliciosa receita!

Posted by Rádio Caçanjurê on Friday, April 12, 2019

 

Saiba mais

Diferente das culturas frutíferas, o pinhão não pode ser cultivado, ele depende única e exclusivamente de fatores climáticos. O homem é determinante para que a semente exista pelos próximos anos, desta forma, é necessário preservar a araucária, e mais ainda, não derrubar sementes verdes.

No passado, o pinhão fazia parte da alimentação dos indígenas. Hoje, o pinhão tem presença marcante na culinária da região Sul do Brasil.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Foto: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Comentários
Carregando...