Pesquisa retrata aumento dos combustíveis e gás de cozinha

Uma nova divulgação apontou a elevação dos preços do gás de cozinha e de combustíveis para os consumidores nos municípios de Caçador e Fraiburgo. A pesquisa é realizada pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), sob a supervisão do professor mestre Leandro Hupalo. Tanto em Caçador quanto em Fraiburgo, o gás e os combustíveis sofreram aumento nos preços praticados no mês de setembro em comparação ao mês de outubro.

Quanto aos combustíveis em Caçador, entre o preço aferido em setembro e o preço aferido em outubro, o diesel (7,38%) foi o combustível que apresentou maior variação positiva e o etanol hidratado (1,19%) foi o combustível com menor variação positiva de preço, de modo que o gás de cozinha apresentou uma variação positiva de 3,10%. Já em

Fraiburgo, o combustível que apresentou maior variação positiva foi à gasolina comum (7,43%) e o diesel S10 (3,49%) foi o combustível com menor variação positiva de preço, sendo que o gás de cozinha apresentou uma variação positiva de 3,10%.

A pesquisa consiste no levantamento do preço do litro dos combustíveis e do gás de cozinha quinzenalmente, de modo que os estabelecimentos visitados por acadêmicos bolsistas orientados pelo professor. A pesquisa tem o objetivo de divulgar o preço médio dos combustíveis e do gás de cozinha nos municípios, bem como sua variação a partir de relatórios mensais.

O estudo da UNIARP é realizado com financiamento do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), UNIEDU e do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), sendo mantidos oito acadêmicos bolsistas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email