Prefeitura lança programa de atendimento a pacientes oncológicos

A Prefeitura de Caçador lançou, nesta sexta-feira, 10, a implantação do Programa Conscientizar +, do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba. Com isso, Caçador passa a ter atendimento através do Núcleo de Atenção Multiprofissional, para aos pacientes oncológicos no próprio município.
O trabalho consiste no rastreamento organizado e diagnóstico precoce de câncer, como exames físicos e clínicos, por profissional da saúde capacitado.

Será disponibilizado um link para que a população possa acessar, do próprio celular, a partir de um QR Code. Nesse link, o paciente responde a um questionário, registrando informações importantes, que resultarão em um perfil situacional de risco da população do município e região para cinco tipos de câncer: mama, próstata, pele, bucal e de colo de útero.

“A importância do trabalho do Programa Conscientizar + é favorecer o diagnóstico precoce. Com isso, teremos a possibilidade de se iniciar o tratamento com mais rapidez e salvar vidas”, ressaltou o prefeito Alencar Mendes.

Após o preenchimento dos dados no link, o Conscientizar + terá o compilado de informações e quais pessoas são elegíveis para participar da consulta de enfermagem (triagem). “A partir da triagem, os pacientes avaliados com risco de câncer são encaminhados para a continuidade do Programa, o que envolvem exames, diagnóstico e direcionamento para tratamento do câncer”, completou o secretário de Saúde, Roberto Marton.

Quando o diagnóstico é positivo para câncer, o paciente, com os resultados dos exames (entre eles, biópsia realizada por parceiros/anátomo patológico processado no HEG), será direcionado pelo setor responsável de Caçador e encaminhado à instituição de referência.

Buscamos alcançar as pessoas de forma preventiva, salvando vidas através do programa conscientizar +. Lembrando que Caçador está sendo a pioneira na região. Agradecemos a receptividade que estamos recebendo desde o início das tratativas, pois juntos, estamos tornando este projeto realidade”, afirmou a dra. Shirlei Kugler, coordenadora médica do Conscientizar +.

Para divulgação do trabalho, a Unidade Móvel do hospital Erasto Gaertner estará em Caçador nesta sexta e sábado. Na sexta, ficará no Largo Caçanjurê e, no sábado, no bairro Martello.
“Estamos chegando perto da população, visando reunir pessoas que necessitam de atendimento e usar os recursos necessários para acolher esses pacientes”, finalizou o prefeito Alencar.

Link para o rastreamento: https://conecta.doctor/coke0j