Primeira morte em 2022 chama atenção para importância da vacinação

Campanha de Vacinação contra Sarampo ocorre ao mesmo tempo em que a Campanha contra Influenza e se estende até o dia 3 de junho

A primeira morte por sarampo em 2022, registrada na última quarta-feira (4), em Rondônia, chama atenção para a importância da vacinação contra a doença. A idade e o gênero da vítima não foram divulgados pelos gestores estaduais, por questão de sigilo.

O óbito ocorreu em meio à campanha nacional de vacinação contra o sarampo, mobilização que acontece em todo o Brasil, e na esteira de um cenário em que estados e municípios patinam para bater as metas de imunização.

Levantamento recente do Observatório de Saúde na Infância, o Observa Infância, revela que, em 2021, nenhum estado brasileiro atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de vacinar 95% das crianças contra o sarampo.

Apenas 660 municípios – ou cerca de 12% das prefeituras – alcançaram essa taxa, no ano passado.

Segundo o estudo, de cada três crianças brasileiras que tomaram a primeira dose do imunizante, uma não voltou para completar o esquema vacinal, que é de duas doses.

A vacinação contra o sarampo é feita em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda, aos 15, junto com rubéola e coqueluche.

O sarampo pode levar a complicações como otite média, diarreia, pneumonia e inflamação das vias aéreas. Nos casos mais graves, a doença pode levar à morte. Entre 2018 e 2021, 1.606 crianças foram hospitalizadas com a doença no Brasil. Nos quatro anos anteriores, entre 2014 e 2017, o país havia registrado apenas 137 hospitalizações infantis por sarampo.

A Campanha de Vacinação contra Sarampo ocorre ao mesmo tempo em que a Campanha contra Influenza e se estende até o dia 3 de junho. Como ambas são direcionadas a maiores de seis meses a menores de 5 anos, as duas vacinas podem ser administradas na criança no mesmo dia.

Fonte: Brasil 61
Foto: Ilustração

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email