Processo seletivo da UNIARP oferece bolsas de estudos para cursos a distância

A Seleção TOP 30 é uma oportunidade para ingressar nos cursos EAD ou semipresenciais; São ofertadas 30 bolsas de estudos de até 100%

Segundo o censo da educação superior, o número de matriculados em cursos de graduação ultrapassou os 2 milhões e a modalidade de ensino a distância (EAD) representa hoje 24,3% do total, ou seja, pelo menos um a cada cinco estudantes estudam na modalidade.

Essa é a realidade da agente administrativa Luciane Furtado de Castilho, que estuda a distância na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).  “O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e precisando de profissionais qualificados, então é muito importante a graduação nesse contexto se quisermos emprego e um salário bom”, conta a estudante, que conseguiu um desconto 25% em uma seleção para o curso de processos gerenciais.

Na última semana, a UNIARP abriu as inscrições para a Seleção TOP 30, uma seleção para entrar nos cursos a distância e semipresenciais da instituição. São ofertadas 30 bolsas de estudos de até 100%.

Para concorrer ao benefício os candidatos devem se inscrever no site da seleção, até o dia 23 de novembro, e enviar o seu histórico escolar do ensino médio digitalizado, a partir das notas de português e matemática, aqueles com a melhor classificação, garantem a bolsa.

A coordenadora da Educação a Distância da UNIARP, Inês Maria Gugel, explica que o benefício é válido para o primeiro semestre do curso e que tem como objetivo oportunizar o acesso à educação para mais pessoas. “A possibilidade de receber uma bolsa de estudos é um grande incentivo aos candidatos que estão à procura do Ensino Superior. (…) Para muitos é um incentivo para recomeçar, retornar ao ensino superior qualificando-se para as demandas da nova sociedade”, comenta Gugel.

Para Luciane, a ajuda na mensalidade foi muito bem-vinda. Segundo ela, a modalidade EAD foi escolhida pela flexibilidade que esse formato proporciona. “Com o dia a dia corrido, trabalho e filhos, é muito difícil sair todas as noites para frequentar o ensino regular. Então o EAD traz essa facilidade de estudar em casa”, comenta Luciane, que diz estar gostando da experiência de estudar a distância.

Podem participar da seleção todos que já tiverem concluído o ensino médio e as inscrições são gratuitas.

 

EAD na Uniarp

Assim como Luciane, conciliar trabalho, família e estudos é o que leva muitas pessoas para os cursos a distância.

Para a coordenadora, esse modelo de estudo facilita a rotina de quem deseja estudar e não pode pela falta de tempo, transporte, dinheiro ou até pela distância da residência até a faculdade. “Para a instituição, é importante garantir aos candidatos a oportunidade de receber um auxílio maior para a realização de seus sonhos, a conquista do ensino superior”, ressalta.

Todos esses benefícios têm feito o EAD crescer no Brasil. Entre 2016 e 2017, o crescimento foi de 27%, conforme dados do Censo da Educação Superior do MEC.

A Universidade oferece 13 cursos na modalidade 100% a distância e seis cursos semipresenciais. No primeiro caso, os estudantes têm aulas 100% online com uma metodologia ativa que garante a qualidade do ensino e aprendizagem. Fóruns e outros meios de comunicação colocam o graduando em contato com tutores, professores e outros acadêmicos para tirar dúvidas e aprofundar os conhecimentos. As provas são realizadas presencialmente.

Já no ensino semipresencial, os estudantes frequentam as aulas duas vezes por semana, sendo que o conteúdo teórico é disponibilizado por meio da plataforma online e nos encontros presenciais acontecem aulas práticas e interativas para aprofundamento da aprendizagem.

A UNIARP é a principal instituição de ensino superior do Meio Oeste de Santa Catarina, responsável pela formação de muitos profissionais que atuam na região. O Campus principal está localizado em Caçador e existem polos EAD em Fraiburgo, Timbó Grande e Santa Cecília.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...