Programa Conscientizar +: Prefeitura segue com o cadastro dos pacientes oncológicos, em Caçador

A Prefeitura de Caçador segue com o cadastro dos pacientes oncológicos, em Caçador, através do Programa Conscientizar +, do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba. Esta pesquisa tem o objetivo de rastrear os casos de maneira organizada, realizando o diagnóstico precoce de câncer, como exames físicos e clínicos, por profissional da saúde capacitado.

A população pode preencher a pesquisa de rastreamento através do link https://conecta.doctor/coke0j . “Nesse link, os pacientes respondem a um questionário, registrando informações importantes, que resultarão em um perfil situacional de risco da população do município e região para cinco tipos de câncer: mama, próstata, pele, bucal e de colo de útero”, afirma o secretário de Saúde, Roberto Marton.

Após o preenchimento dos dados no link, o Conscientizar + terá o compilado de informações e quais pessoas são elegíveis para participar da consulta de enfermagem (triagem). Assim, quando o diagnóstico é positivo para câncer, o paciente, com os resultados dos exames (entre eles, biópsia realizada por parceiros/anátomo patológico processado no HEG), será direcionado pelo setor responsável de Caçador e encaminhado à instituição de referência.

“Através do Programa Conscientizar + é possível ter um diagnóstico precoce. Com isso, teremos a possibilidade de iniciar o tratamento com mais rapidez e salvar vidas”, finaliza o prefeito Alencar Mendes.