Projeto Baú de Histórias do Sesc chega a Caçador em março

Espetáculo que será apresentado é “Da Boca do Povo”, de Lieza Neves

O projeto Baú de Histórias, voltado para crianças e jovens, estará em Caçador no dia 19 de março, com o espetáculo “Da Boca do Povo”, de Lieza Neves. A contação de histórias acontecerá na Casa da Cultura, na rua Curitibanos, no Centro. A entrada é gratuita.

O espetáculo aborda histórias tradicionais, nascidas da voz de alguém que há muito tempo, em terras distantes, resolveu contar, chegam até nós ultrapassando fronteiras geográficas e de idiomas, mas com o frescor e impacto de sempre.

No repertório “Da Boca do Povo” a contadora de histórias Lieza Neves apresenta diversos contos da tradição oral, ressaltando a magnitude do principal instrumento desta arte ancestral: a voz. É ela quem conduz, cria imagens, propõe as emoções de cada história.

A seleção da apresentação foi pautada na qualidade da encenação e relevância literária da proposta. O projeto introduz no cotidiano de Santa Catarina uma arte popular de origens ancestrais, que remonta ao próprio nascimento da sensação do tempo entre os homens, quando a fala passou a ter o poder de tornar presentes fatos que ocorreram num passado distante e que, sem o contar de sua história, estariam perdidos na neblina do esquecido.

O projeto é uma ação em prol do incentivo à leitura, da valorização do contador de histórias como profissional reconhecido e da difusão da literatura.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Foto: Tóia Oliveira