Reportagem da Rádio Caçanjurê é finalista em prêmio de jornalismo do SEBRAE

A Rádio Caçanjurê, integrante da RBV Rádios, é uma das emissoras finalistas da etapa estadual da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A emissora se classificou para a final catarinense com a reportagem “Erva-mate: Movimenta a economia, é importante na mata e une as pessoas”, produzida pela jornalista Juciele Baldissarelli. A divulgação aconteceu na última sexta, dia 15 de outubro.

A 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, recebeu 168 inscritos em Santa Catarina, sendo a segunda melhor participação entre todos os estados. Os vencedores serão conhecidos durante uma cerimônia de premiação no formato híbrido, presencial e remoto, que será realizada no dia 21 de outubro, às 14h.

O Prêmio é dividido em quatro categorias: vídeo, áudio, texto e foto, e irá premiar as melhores reportagens com temáticas que englobam o universo dos pequenos negócios: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação e acesso a crédito.

 

Finalistas

 

Rádio Clube FM 104,3 – Como o empreendedorismo feminino mudou a vida de agricultoras são-dominguenses – Keli Camiloti

Rádio Caçanjurê / RBV Rádios – Erva-mate: Movimenta a economia, é importante na mata e une as pessoas – Juciele Baldissarelli

Donas da P Toda – Podcast* – A pluralidade do empreendedorismo feminino – Marina Melz

Rádio Peperi FM – DNA da Inovação – Marcos Meller

Rádio Peperi FM – Empreendedores em tempos de pandemia – Marcos Meller

 

Sinopse da matéria: Consumida especialmente na forma de chimarrão e chá, a erva mate tem no sul do país, a região mais produtora do Brasil. O produto gera emprego e renda, especialmente para as pequenas propriedades rurais e é uma boa alternativa ambiental, já que não exige o uso de agrotóxicos no cultivo. Esses são apenas alguns dos fatores, que tem feito com que até mesmo grandes indústrias do ramo madeireiro voltem a atenção para a utilização da espécie em reflorestamentos. Segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mate é o principal produto alimentício oriundo do extrativismo no país, com uma produtividade de 300 mil toneladas e receita de mais de R$ 420 milhões. O cultivo abrange cerca de 180 mil propriedades dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Emprega, direta e indiretamente, mais de 700 mil pessoas.

 

Ouça a reportagem:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=6inI6dgbwvI 

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=TTeED07qL5Q

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=nJ5ZBk3eCVc

Fonte: Jornalismo Caçanjurê
Foto: Jornalismo Caçanjurê

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email