SARAMPO: Governo libera aos gestores a lista de crianças não vacinadas

O Governo do Brasil elaborou uma lista com o nome das crianças maiores de 6 meses e até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade que não estão em dia com as vacinas contra o sarampo. A lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde vai ajudar os municípios a montar sua estratégia para ir em busca das crianças não vacinadas. O secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, explica a importância dessa lista.

“É possível entregar a lista de cada unidade, na mão de cada agente que conhece as famílias e crianças da sua região. E junto com a equipe que fica mais fixa dentro da unidade de saúde da família, da unidade de atenção primária, ir atrás de cada criança que não tem nenhuma dose da tríplice ou só uma dose da tríplice para buscar uma taxa de cobertura completa”.

A lista que vai orientar a busca por essas crianças está disponível no portal do E-gestor. Todos os secretários de saúde estaduais e municipais têm acesso a ela. Além disso, os municípios que conseguirem vacinar essas crianças vão receber, do Ministério da Saúde, uma verba extra de 1 real per capita a partir da comprovação das doses aplicadas e metas atingidas, como explica o secretário Erno Harzheim.

“Para os municípios devolverem as informações para o Ministério, é simples. Basta usar o sistema E-SUS e registrar cada dose de vacina aplicada”.

Todos os profissionais de saúde da Atenção Primária podem ajudar. Basta pedir a lista para a gestão municipal e ir atrás dessas crianças, garantindo que elas não fiquem doentes, já que possuem mais chances de sofrerem as sequelas do sarampo. Juntos venceremos esta luta! Para saber mais, acesse saude.gov.br/sarampo.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê/Agência do Rádio
Foto: Ilustração
Comentários
Carregando...