Sucesso no curso Amiga das Gestantes da Unimed Caçador

Foram duas noites especiais, que reuniram cerca de 80 pessoas, entre gestantes e acompanhantes

A Unimed Caçador realizou, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, a 33ª edição do projeto Amiga das Gestantes, no Auditório da cooperativa. Foram duas noites especiais, que reuniram cerca de 80 pessoas, entre gestantes e acompanhantes.

A primeira palestra foi conduzida pela nutricionista Ana Claudia Lunelli Moro, que falou sobre “Alimentação da mãe e do bebê”. Ana orientou sobre as necessidades nutricionais para as gestantes, destacando as substâncias não nutritivas, como cafeína e adoçantes artificiais, e também abordou sobre a importância do leite materno durante os seis primeiros meses de vida do bebê.

O segundo momento teve a explanação da ginecologista e obstetra, Dra. Daniela Kist Busnardo, que falou sobre “Gestação e tipos de parto”, destacando as adaptações e modificações no organismo da mulher durante o período gestacional. A médica também ressaltou a preferência por ingestão de alimentos saudáveis, bem como pontuou os benefícios da realização do pré-natal para mãe e bebê, não esquecendo de mencionar sobre os sintomas que decorrem da gravidez.

A ginecologista ainda esclareceu sobre os tipos de parto que a gestante pode enfrentar, cesárea e parto natural, além de expor as peculiaridades do parto humanizado, parto de cócoras e parto dentro d´água.

Para fechar a noite, a enfermeira Cíntia Brasil, de forma muito dinâmica, falou sobre higiene e banho do bebê, trazendo suas orientações, de forma prática ao curso, envolvendo os participantes em simulações de futuras rotinas na família.

A segunda noite do projeto contou com as orientações do médico anestesiologista Dr. Helder Romeiro Xavier, que desmistificou o assunto, esclarecendo e tranquilizando as gestantes sobre os tipos de anestesia e analgesia de parto.

E para fechar a noite, a médica pediatra Dra. Glaucia Lange Zaponi Pelizzaro falou sobre os cuidados com o recém-nascido e amamentação, discorrendo sobre o papel do pediatra assim que o bebê nasce. Dra. Gláucia destacou a importância das vacinas e dos testes a serem realizados, como Pezinho, Orelhinha e Olhinho, entre outros. A pediatra também mencionou sobre os cuidados no que se refere à posição do bebê dormir, temperatura do bebê e cordão umbilical e deu ênfase aos benefícios do aleitamento materno, sugerindo que a melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe se sente mais confortável.

Para a assistente de Sustentabilidade da Unimed Caçador, Gabriela Vansuíta Valente, o evento proporcionou muito aprendizado e conhecimento para todos. “Agradecemos em especial a todas as mamães e papais que estiveram aqui presentes. Enquanto cooperativa praticamos a responsabilidade social, através de ações e projetos como o Amiga das Gestantes. Informamos que a próxima edição está sendo programada para fevereiro de 2020”.

O sucesso da 33ª edição do projeto, já consolidado na comunidade caçadorense, contou com o apoio de várias empresas locais, as quais registramos como forma de agradecimento: Petit Poá, Fabi Baby, A Bruxinha, Via Brasil, O Boticário, Ly Piéri, A Selva Literária, Daniela Tombini, FarmaSesi, Quorum, Alessandra Zanoni Fisioterapia, Empórium Especiarias, Luna Rossa Studio, Loja Pinguinho de Gente, Cooke Kids, Luciane Zambonin Artesanatos, Pittol Calçados, Loja Tag Wear, Loja 7, Toni Bebidas, Guarani, Fórmula Exata, Carmela Presentes, Hotel Kindermann, Cacau Show, A Jardineira, Hiper 1,99, Foto Boni, Via Atacadista, Frutolândia Costa e Silva, Sempre Verde e Embalagens Caçador.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...