Unimed e BPW realizam mais uma edição do projeto “Cuide-se”

O evento aconteceu no sábado, 8, no auditório do Centro de Esportes Unificados (CEU)

A Unimed Caçador, juntamente com a Associação de Mulheres de Negócios Profissionais (BPW), realizou a edição 2019 do Projeto Cuide-se, para a comunidade do Bairro Martello. O evento contou com palestras e momentos de lazer para crianças e adolescentes, além da distribuição de alimentos saudáveis aos participantes.

A ação foi intitulada “Sentir-se Bem Faz Bem”, com palestras sobre hábitos saudáveis ministrados pela nutricionista da Unimed Caçador, Ana Claudia Lunelli Moro e pelo educador físico Eugênio Carlos Deboni.

Com o tema viver bem e melhor através de hábitos saudáveis Deboni declarou que as pessoas hoje conseguem viver muito mais e melhor devido à prevenção. “É importante que as pessoas adotem a prática de exercícios regulares, como a tradicional caminhada, ao menos três vezes por semana”, sugere.

O professor também abordou sobre a postura corporal, esclarecendo sobre a pressão e agressão que a coluna vertebral sofre ao longo da vida. “A coluna vertebral é o que dá sustentabilidade ao corpo humano e a importância dos cuidados com ela é imprescindível. Os desconfortos na coluna acometem grande parte da população, e isso se deve a vários fatores, como, por exemplo, a má postura quando da utilização de celulares ou tablets”, ilustrou Deboni.

A nutricionista Ana Cláudia trouxe ao encontro dicas de uma alimentação saudável, afirmando que é fundamental uma boa nutrição para quem busca saúde. “Não existe fórmula mágica para equilibrar nosso organismo. O peso ideal é resultado de uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos regulares, prevenindo doenças e, consequentemente, longevidade com qualidade de vida”.

Pelo menos quatro das 10 causas de mortes mais comuns – doença cardíaca, câncer, diabete e acidente vascular cerebral, – estão diretamente relacionadas à alimentação. “Estilo de vida saudável inclui exercícios regulares, evitar o tabagismo e o uso excessivo de bebidas alcoólicas, administrar o stress, limitar a exposição a ambientes danosos à saúde, entre outros fatores”, orienta a nutricionista.

Ana Claudia finaliza orientando que uma alimentação equilibrada deve fornecer água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e minerais. “Vale ressaltar que nenhum alimento específico, ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição”, encerra.

Este ano o projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que cedeu o espaço, viabilizando a realização do evento.

A parceria com a BPW acontece há seis anos e é um projeto já consagrado na comunidade caçadorense. “Através do setor de Sustentabilidade desenvolvemos projetos e ações sociais e através desta parceria a Unimed Caçador consegue chegar na comunidade, levando conhecimento e modificando, de alguma forma, a vida dessas pessoas”, declara a assistente de Sustentabilidade Gabriela Vansuíta Valente.

A palestra ministrada no projeto Cuide-se integra as ações do Programa Medicina Preventiva da Unimed Caçador, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estes objetivos, em um total de 17, visam orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação, promovidas pelas instituições públicas e privadas em países de todo o mundo.

Fonte: Ass. Com. Unimed Caçador
Foto: Ass. Com. Unimed Caçador
Comentários
Carregando...