Rádios RBV

Menu

Câmara Municipal de Caçador inaugura a Galeria Lilás

Espaço tem a foto e informações do mandato das 10 mulheres que já atuaram como vereadoras em Caçador

Fonte:
RBV Notícias

A partir de agora, as pessoas que forem à Câmara Municipal de Caçador poderão conhecer um pouco mais sobre as 10 vereadoras, eleitas ou suplentes, que já passaram pelo Legislativo desde a sua criação em 1936. Isso porque na noite desta sexta-feira (18), em solenidade que enalteceu a trajetória de cada uma, foi inaugurada a Galeria Lilás: um espaço especial com fotos e informações de mandato de cada uma delas.

Jeanine Varela, Diva Fabiani Pereira, Marina Tives da Cruz, Sheilla Marins, Sirley Ceccatto (in memorian – representada pelo esposo Mauro Ceccatto), Glaci Aparecida Cardoso, Cleony Figur, Dirlei Fossá, Mari Ceolla e Lidiane Cattani tiveram seus trabalhos enaltecidos e suas histórias reconhecidas por um grande público presente no plenário Osvaldo José Gomez e pelas autoridades locais.

Criada há 87 anos, passaram pela Câmara o total de 335 vereadores, incluindo aqueles que assumiram temporariamente. Desse grupo, apenas uma dezena de vereadoras conquistaram seus lugares no Legislativo enaltecendo a representação feminina na esfera pública. Além delas, duas mulheres também assumiram o papel de vice-prefeitas, demonstrando o talento e o compromisso das mulheres na política de Caçador: Oneide Olsen e Luciane Pereira.

- Publicidade -

“A Galeria Lilás é um símbolo da trajetória de conquistas das vereadoras e de todas as mulheres na política. Elas representam a coragem, a força e a fé, além de ser um lembrete constante de que a inclusão e a diversidade são fundamentais para o progresso de uma cidade”, disse o presidente Fically ao presidir a sessão, ao lado do prefeito Alencar Mendes, da juíza de direito Rafaela Rafaela Volpato Viaro, da ex-vice-prefeita e Cidadã Honorária Oneide Olsen e da vereadora Lidiane Cattani, procuradora da mulher e propositora da homenagem.

Valorização da história

Falando em nome das homenageadas, Lidiane lembrou que a mulher precisa ter voz na sociedade, e para defender seus direitos, é preciso que saiba se impor, que acredite que sua presença na política é necessária e natural. “A mulher é acolhedora e cuidadora por natureza e tem a capacidade de olhar para o outro, de se voltar para as pessoas, e isso está na raiz da sua forma de fazer política”.

“Que a história de cada uma, enaltecida nesta noite, seja lembrada e valorizada por cada cidadão que adentrar esta Casa e avistar a galeria lilás. Que ela seja um símbolo de representatividade e de estímulo para que possamos ocupar os espaços e dar a nossa contribuição para uma cidade cada vez melhor”, completou.

O reconhecimento da cidade

O prefeito Alencar Mendes agradeceu a cada vereadora pelo seu trabalho, dedicação e empenho em prol de Caçador não apenas no período em que estiveram na Câmara, mas em outros momentos da história. “São mulheres que inspiram, exalaram seus perfumes em tudo o que se propuseram a fazer. Caçador reconhece nesta noite e agradece a todas por se doarem tanto em prol na nossa cidade”, completou.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vítima de acidente entre Monte Carlo e Fraiburgo segue em estado grave

O jovem Winícius Matheus Moreira, 24 anos, vítima de...

Acidente na BR-470 em Campos Novos deixa motorista ferido

Um acidente na BR-470 em Campos Novos deixou motorista...

Acidente de trânsito na SC-135 envolve dois veículos em Videira

Um acidente de trânsito na SC-135 envolveu dois veículos...

Complexo Jonas Ramos em Caçador segue com investimentos

A Prefeitura de Caçador entregou em abril deste ano...

Mais Lidas da semana

Carro de Caçador é atingido por carreta e fica prensado na BR-116

Um acidente de trânsito de grandes proporções mobilizou os...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Acidente de trânsito deixa dois feridos em Videira

Um acidente de trânsito deixa dois feridos em Videira,...

Mulher é feita refém em Caçador e libertada em Xanxerê

Uma mulher foi roubada e feita refém em Caçador...

Acidente na Marginal Sul em Videira deixa mulher ferida

Na manhã desta sexta-feira (14), um acidente na Marginal...

Outros Tópicos Interessantes