A partir de agora, as pessoas que forem à Câmara Municipal de Caçador poderão conhecer um pouco mais sobre as 10 vereadoras, eleitas ou suplentes, que já passaram pelo Legislativo desde a sua criação em 1936. Isso porque na noite desta sexta-feira (18), em solenidade que enalteceu a trajetória de cada uma, foi inaugurada a Galeria Lilás: um espaço especial com fotos e informações de mandato de cada uma delas.
Jeanine Varela, Diva Fabiani Pereira, Marina Tives da Cruz, Sheilla Marins, Sirley Ceccatto (in memorian – representada pelo esposo Mauro Ceccatto), Glaci Aparecida Cardoso, Cleony Figur, Dirlei Fossá, Mari Ceolla e Lidiane Cattani tiveram seus trabalhos enaltecidos e suas histórias reconhecidas por um grande público presente no plenário Osvaldo José Gomez e pelas autoridades locais.


Criada há 87 anos, passaram pela Câmara o total de 335 vereadores, incluindo aqueles que assumiram temporariamente. Desse grupo, apenas uma dezena de vereadoras conquistaram seus lugares no Legislativo enaltecendo a representação feminina na esfera pública. Além delas, duas mulheres também assumiram o papel de vice-prefeitas, demonstrando o talento e o compromisso das mulheres na política de Caçador: Oneide Olsen e Luciane Pereira.

“A Galeria Lilás é um símbolo da trajetória de conquistas das vereadoras e de todas as mulheres na política. Elas representam a coragem, a força e a fé, além de ser um lembrete constante de que a inclusão e a diversidade são fundamentais para o progresso de uma cidade”, disse o presidente Fically ao presidir a sessão, ao lado do prefeito Alencar Mendes, da juíza de direito Rafaela Rafaela Volpato Viaro, da ex-vice-prefeita e Cidadã Honorária Oneide Olsen e da vereadora Lidiane Cattani, procuradora da mulher e propositora da homenagem.
Valorização da história
Falando em nome das homenageadas, Lidiane lembrou que a mulher precisa ter voz na sociedade, e para defender seus direitos, é preciso que saiba se impor, que acredite que sua presença na política é necessária e natural. “A mulher é acolhedora e cuidadora por natureza e tem a capacidade de olhar para o outro, de se voltar para as pessoas, e isso está na raiz da sua forma de fazer política”.

“Que a história de cada uma, enaltecida nesta noite, seja lembrada e valorizada por cada cidadão que adentrar esta Casa e avistar a galeria lilás. Que ela seja um símbolo de representatividade e de estímulo para que possamos ocupar os espaços e dar a nossa contribuição para uma cidade cada vez melhor”, completou.
O reconhecimento da cidade
O prefeito Alencar Mendes agradeceu a cada vereadora pelo seu trabalho, dedicação e empenho em prol de Caçador não apenas no período em que estiveram na Câmara, mas em outros momentos da história. “São mulheres que inspiram, exalaram seus perfumes em tudo o que se propuseram a fazer. Caçador reconhece nesta noite e agradece a todas por se doarem tanto em prol na nossa cidade”, completou.









