Câncer de mama em cadelas: tratamento e prevenção

Assim como os humanos, animais também podem ter câncer de mama, como é o caso da neoplasia mamária em cadelas

Animais e humanos podem ter doenças muito parecidas, como é o caso do câncer de mama. É comum na rotina dos consultórios veterinários, cadelas serem diagnosticadas com neoplasia mamária. Mas você sabe quais são as causas, o tratamento e principalmente, como prevenir o câncer de mama no seu animal de estimação.

Popularmente conhecida como tumor ou câncer de mama, a neoplasia mamária em cadelas é uma doença que merece atenção, pois pode diminuir a expectativa de vida e causar sofrimento no animal. A neoplasia ocorre devido ao crescimento desordenado das células, causando aumento de volume exagerado do órgão, e as causas frequentemente estão ligadas à aplicação de injeções anti-cio, explica o médico veterinário Gabriel Mengato.

Assim como nos humanos, quanto mais avançada a idade do animal, maiores são as chances de desenvolvimento da doença, mesmo em cadelas que nunca tenham recebido vacina anti-cio. Gabriel explica que os sinais comuns em cadelas com tumores de mama são o aparecimento de nódulos endurecidos, inchaço, desconforto na manipulação desses nódulos, dor, úlceras e até hemorragia.

Veja também: Queda de pelo e coceira podem indicar doença dermatológica

O trabalho do Engenheiro Agrônomo é fundamental para o desenvolvimento de atividades como a fruticultura

 

O tratamento da neoplasia mamária em cadelas é feito através de cirurgia para a remoção dos tumores. Antes, uma bateria de exames de sangue e imagem são realizados para verificar se há metástase e saber qual é a condição de saúde do animal.

Para o médico veterinário, Maurício Mezaroba, somente um exame laboratorial ou de imagem consegue encontrar todos os nódulos existentes que não são percebidos na palpação, pois alguns são microscópicos, além de diagnosticar se o tumor é maligno ou benigno. Um exame de sangue laboratorial em conjunto com um exame de imagem, como a ultrassonografia que é realizada pelo Laboratório AMIGOVIDA, também consegue analisar se há metástase da neoplasia em outros órgãos, pois é comum o fígado ser afetado, por exemplo. Os exames de sangue também conseguem avaliar como será feita a anestesia, pois normalmente são pacientes com idade mais avançada ou com doenças concomitantes. 

A neoplasia mamária pode diminuir a expectativa de vida do animal, mesmo após o tratamento, dependendo do tipo de tumor, explica Gabriel. Tumores malignos podem influenciar na sobrevida do animal, reduzindo a expectativa de vida. Já os tumores benignos normalmente não afetam a sobrevida do paciente, desde que o problema de saúde seja resolvido.

Assim, segundo o médico veterinário, a castração é a principal forma de prevenção da neoplasia mamária. O procedimento reduz a quantidade de hormônio circulante. Com isso, cadelas castradas antes de um ano de vida tem a probabilidade de desenvolverem câncer de mama reduzida para menos de 1% ao longo da vida.

Saiba mais na reportagem a seguir:


O AMIGOVIDA Análises Veterinárias conta com assessoria de médico veterinário para garantir o melhor atendimento ao seu animal com diversos exames ofertados, desde check-ups rotineiros até exames mais complexos.

Rua Coronel Fagundes, 89, Videira, Santa Catarina.

Clique aqui, acesse o site e conheça o AMIGOVIDA Laboratórios

WhatsApp: (49) 99919-4369

Facebook: @amigovidaveterinaria

Instagram: @amigovidaveterinaria

Telefone:  (49) 3566-2337


Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. O WhatsApp do RBV Notícias é (49) 99129-4258.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO RBV

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, e Tangará, São quase 50 municípios de abrangência em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Tangará, Videira, Vitória, Rádio V e Caçanjurê. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Siga o RBV Notícias no Instagram @rbv.noticias. Ou então, para mais informações continue navegando pelo Portal RBV.

Foto: RBV Notícias

Fonte: RBV Notícias

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias