Rádios RBV

Menu

Chacina de Saudades: jovem que matou 5 pessoas em creche vai a júri nesta quarta

Réu está preso desde 4 de maio de 2021, quando houve o ataque que deixou três crianças menores de 2 anos e duas educadoras mortas

Fonte:
G1

O jovem acusado de matar três crianças e duas professoras em uma creche em Saudades, no Oeste catarinense, em maio de 2021, começa a ser julgado nesta quarta-feira (09). O homem também responde por 14 tentativas de homicídio.

A chacina foi cometida na manhã do dia 4 de maio de 2021 em Saudades, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes. O jovem, que tinha 18 anos na época, invadiu a Escola Infantil e Berçário Pró-Infância Aquarela com uma adaga e deu golpes em várias pessoas que estavam no pátio e nas salas da unidade. No ataque, morreram duas professoras (Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos; e Mirla Amanda Renner Costa, de 20 anos) e três crianças (Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses; Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses; e Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses).

Um outro bebê, Henrique Hübler, de 1 ano e 8 meses, levou vários golpes no rosto e chegou a ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu. Após o ataque, o autor tentou tirar a própria vida e foi levado em estado grave para um hospital da região, sobrevivendo também. O jovem recebeu alta no dia 12 de maio e, do hospital, foi levado direto para o presídio.

- Publicidade -

Na época, o delegado responsável pelo caso, Jerônimo Marçal, definiu o autor do massacre como “um rapaz problemático e introspectivo”, que sofria bullying na escola, maltratava animais, passava muito tempo em casa e não gostava de socializar. O delegado também classificou as duas professoras mortas como “heroínas”, já que, após serem atacadas, conseguiram impedir que o jovem chegasse a outras salas.

De acordo com a investigação, o jovem não tinha um “motivo específico” para atacar a escola, mas possuía um “ódio generalizado” e queria descarregá-lo em alguém. A escolha pela creche foi por causa da fragilidade das vítimas. O crime teria sido planejado por 10 meses.

Julgamento

Em outubro de 2022, a Justiça de Santa Catarina determinou que o jovem fosse a júri popular por cinco homicídios consumados e 14 tentados, todos qualificados por motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. O julgamento será na Comarca de Pinhalzinho, cidade vizinha à Saudades.

Os advogados do autor do massacre chegaram a tentar mudar o local do julgamento, já que, segundo a defesa, “Pinhalzinho é município pequeno, em que todos os munícipes se conhecem e todos sabem o que aconteceu, além de que boa parte das pessoas que compõem a lista dos jurados tem a mesma profissão que algumas das vítimas, o que as torna parciais.”

A decisão foi negada por desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que alegaram que o caso teve repercussão internacional e, por isso, “todo mundo sabe o que aconteceu, em todo lugar”. O julgamento está previsto para começar às 8h30 desta quarta-feira (9).

Foto: Divulgação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

SC tem aumento de casos de violência contra idoso em 2024

Em Santa Catarina, cerca de 15% da população tem...

São Luiz Gonzaga: saiba quem foi o padroeiro de Iomerê

Em homenagem ao padroeiro de Iomerê, São Luiz Gonzaga,...

Trecho crítico da SC-120 é restaurado entre Lebon Régis e Curitibanos

Esta semana a Secretaria de Estado da Infraestrutura e...

Quartel da Polícia Militar de Videira recebe visita especial

Na tarde da segunda-feira (17), o Quartel da Polícia...

Vaca é atropelada e morre na SC-350

Uma vaca morreu atropelada por um veículo Gol, com...

Mais Lidas da semana

Morador de Rio das Antas está desaparecido

Um morador de Rio das Antas está desaparecido desde...

Vítima de acidente entre Monte Carlo e Fraiburgo segue em estado grave

O jovem Winícius Matheus Moreira, 24 anos, vítima de...

Grave acidente envolve dois caminhões e uma carreta em Videira

Um grave acidente envolveu dois caminhões e uma carreta...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Acidente na Marginal Sul em Videira deixa mulher ferida

Na manhã desta sexta-feira (14), um acidente na Marginal...

Outros Tópicos Interessantes