Um forte temporal com granizo atingiu municípios do Meio-Oeste catarinense na tarde desta segunda-feira (16). A tempestade com grandes pedras de gelo, que chegam ao tamanho de um ovo de galinha, além de muito vento e chuva forte, atingiu municípios como Videira, Fraiburgo, Arroio Trinta, Erval Velho e Pinheiro Preto. A chuva forte durou cerca de uma hora e o granizo caiu em intervalos, a partir das 16h30, aproximadamente.
Já no município de Caçador, o tempo causou vento e chuva forte. Porém, não há, até o momento, notícias de queda de granizo. Pontos de alagamentos foram registrados em alguns bairros da cidade.
Na localidade de Ibicuí, interior de Campos Novos, durante a tempestade um homem foi atingido por uma descarga elétrica, teve parada cardiorrespiratória e morreu. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e informou que ainda não é possível afirmar se a descarga elétrica é proveniente de um raio ou de máquina elétrica.
Moradores de Arroio Trinta também sofreram as consequências de uma forte chuva de granizo na tarde desta segunda-feira (16). As pedras de gelo caíram por poucos minutos, mas com bastante intensidade. O prefeito em exercício, João Paulo Terci, deverá decretar estado de calamidade pública nas próximas horas. A decisão foi tomada com a equipe de governo após grandes estrados por conta do temporal. Os números de atingidos ainda não foram totalmente contabilizados.
O município de Fraiburgo teve várias residências destelhadas pelo vento. As pedras danificaram automóveis, residências e pontos comerciais por onde passou. Em menos de uma hora, uma chuva volumosa acompanhada de granizo e fortes ventos foi registrada em diversos bairros. Alagamentos foram registrados em várias ruas e casas ficaram destruídas com o temporal entre o final da tarde e início da noite. O bairro do Papeleiros, próximo ao Cemitério Municipal, foi um dos mais atingidos com várias casas danificadas. A avenida João Marques Vieira foi um dos primeiros locais que sofreu alagamento. Já o bairro Vila Salete, nas proximidades a Secretaria Municipal de Saúde, teve várias ruas alagadas.
Mais cedo, por volta das 16 horas, a Defesa Civil havia emitido alerta de temporais com raios, rajadas de vento, granizo, alagamentos e risco de enxurrada para os municípios de Arroio Trinta, Catanduvas, Caçador, Fraiburgo e ibicaré e Iomerê, Joaçaba, Luzerna, Macieira, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias, Vargem Bonita, Videira e Água Doce para as próximas duas horas.
Vento arranca telhado e atinge carro
Em Videira, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para um destelhamento na Rua Iomerê, próximo ao Cartório de Registro de Imóveis. Chegando no local, foi constatado que o telhado de uma edificação residencial havia caído sobre o veículo de passeio, um Chevrolet Corsa, de cor branca, placas de Videira/SC, no qual havia dois ocupantes, que nada sofreram. A Defesa Civil esteve no local, sendo que o telhado foi retirado com auxílio de uma retroescavadeira da Prefeitura Municipal. A janela de um apartamento também foi atingida.
Outros transtornos também foram causados pelo temporal. Alagamentos foram registrados no interior e nas cidades. Em Videira, um ponto da rodovia SC-355, na altura da Carboni Fiat, ficou alagada completamente alagada, impedindo a passagem de veículos. Alguns motoristas arriscaram e atravessaram o alagamento. Um carro não conseguiu atravessar e ficou preso em meio a água. Um vídeo mostra o veículo que apresenta problemas no meio do alagamento, o motorista perde o controle e o carro começa a boiar sendo levado pela água lentamente. Alagamentos em outras ruas na cidade de Videira também foram registrados.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem atendendo várias outras ocorrências, sendo que há possibilidade de mais chuva não só para a noite desta segunda, mas também para a terça-feira (17) em todo o Meio-Oeste catarinense e boa parte de Santa Catarina.
Nossas Redes Sociais