Foto: Ernesto Júnior | Portal RBV
O panetone, um dos símbolos mais icônicos do Natal, é muito mais do que um simples pão doce. Com sua textura macia, frutas cristalizadas e aroma característico, ele transcendeu as fronteiras da Itália para se tornar uma tradição mundial.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Para celebrar o momento em que ele é mais consumido, a nutricionista Amanda Schuler nos recebeu para contar um pouco da história do alimento. Prepare o papel e a caneta, pois tem receita especial de um panetone de fermentação natural.
Veja também:
Aprenda a fazer um delicioso Bobó de Camarão
Essência na Cozinha: Especial cozinha mexicana
Aceita um pão? Receita especial pelo chef Cristian Demori
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Na batedeira, adicione todos os ingredientes secos e misture. Depois, adicione o fermento natural, a esponja, os ovos e o suco de laranja. Misture muito bem. Na sequência, adicionamos a manteiga ponto de pomada. Misture bem novamente e, por fim, adicione o sal e as raspas de laranja. Sove a massa na batedeira por cerca de 10 a 15 minutos.
Caso não utilize a batedeira, repita a mesma sequência de adição de ingredientes na vasilha. Quando misturar tudo muito bem, coloque uma luva e comece a amassar com as mãos, sovando por cerca de 15 minutos. Deixe a massa descansar uns 5 minutos e vamos adicionar as frutas e/ou o chocolate.
Deixe as frutas secas de molho no suco de laranja ou no vinho branco cerca de 1h antes de preparar a receita. Depois disso, escorra bem e empane as frutas ou o chocolate na farinha para melhorar a adesão à massa.
Divida a massa em três partes (cerca de 400g – forma grande) e adicione as frutas ou o chocolate. Você pode fazer essa mistura manualmente, na sova, ou na batedeira em velocidade baixa. Deixe a massa descansar 10 a 15 minutos em temperatura ambiente.
FERMENTAÇÃO LONGA: Disponha as massas em potes grandes com tampa que possam ir à geladeira. Deixe a massa em descanso por 24 a 48h. Depois, seguimos para a fermentação curta.
FERMENTAÇÃO CURTA: Retire a massa da geladeira e molde, boleando. Disponha nas formas de panetone. Caso queira fazer as porções menores, separe 100g de massa para cada unidade, boleie e disponha forma. Mantenha em temperatura ambiente, crescendo até que cheguem à borda da forma. O tempo para isso acontecer é variável.
Faça um corte em cruz sobre o panetone e coloque um pequeno quadradinho de manteiga. Você pode salpicar amêndoas laminadas antes de assar. Asse em forno preaquecido à 180 °C cerca de 35 a 40 minutos.
A temperatura interna do panetone deve ser de 90 °C. Retire do forno, espete um palito de churrasco e leve os panetones para esfiar de cabeça para baixo.
Após frios, você pode decorar com chocolate derretido ou salpicar leite em pó com a peneira para o efeito “neve”.
DURABILIDADE: Por ser um produto artesanal e sem conservantes, a sua durabilidade é de 5 a 7 dias em temperatura ambiente, até 10 dias na geladeira ou 2 meses congelado. Deixe descongelar e aqueça no forno antes de consumir.
Nossas Redes Sociais
No domingo, dia 30 de março, por volta das 1h30 na rua Ataliba Granemann, bairro…
O dia 31 de março de 2008 marcou o início oficial do Programa de Identificação…
As redes de proteção desempenham um papel fundamental na segurança de residências, prevenindo quedas de…
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data…
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve, no mês passado, mais uma importante vitória…
Teve início na manhã desta terça-feira (01), no município de Videira, a 4ª edição do…
This website uses cookies.