Empreendedorismo

Estudantes da Uniarp vencem Challenge com solução para empresa têxtil

Um software de automação de tarefas de uma indústria de moda venceu o TXM Challenge Novos Trilhos, realizado neste fim de semana em Caçador, no Inova Contestado. O time da UniHunters, formado por estudantes da Uniarp (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe), recebeu prêmio de R$ 10 mil. A missão deles era aumentar a eficiência da empresa Daniela Tombini, do setor têxtil. Além da Uniarp, participaram alunos do IFSC, Udesc, Senac e Senai.

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Ao todo, 45 pessoas participaram em nove equipes, que desenvolveram soluções para as empresas Viposa, Temasa, Daniela Tombini, Supremo e Rotta, todas do município.

 O desafio foi uma iniciativa da TXM Methods em parceria com o Inova Contestado, Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional), Fapesc e Prefeitura de Caçador.

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O professor Emerson Cardoso Marques, coordenador do curso de Administração da Uniarp e mentor das equipes explica que o maior desafio foi seguir as ideias de cada grupo respeitando a linha de raciocínio e os ajudar a alcançar o melhor resultado. “Foi muito gratificante observar os pitchs finais e identificar vários das lacunas identificadas colocadas a mostra. As equipes da Uniarp estavam muito empenharas e foçadas no resultado e ambas tem agenda com as empresas do desafio para colocar suas ideias em pratica, isso é gratificante demais”, comenta.

Conquistando o segundo lugar, a equipe Wifighters, do IFSC, desenvolveu uma inteligência artificial para automação e gestão de fornecedores para a Supremo, indústria de plásticos. A intenção do grupo foi aumentar o número de provedores, manter a qualidade dos produtos e incentivar a economia circular. Eles ganharam R$ 5 mil.

Em terceiro lugar, o time Visions, do Senai, elaborou, para a Temasa, um sistema automatizado de identificação de janelas abertas para depósito portuário de contêineres. A ideia é solucionar gastos com taxas e custos extras devido à falta de espaço de armazenamento em portos, oriunda da alta demanda de exportação. A equipe conquistou R$ 2,5 mil.

Para o CEO da TXM, Luiz Salomão Ribas Gomez, a competição mostra que há interesse dos estudantes universitários em empreender.

Além do desafio, os inscritos participaram de transmissões de capacitação ao vivo ao longo de um mês para prepará-los para a imersão de três dias. Ao longo do Challenge, tiveram apoio de mentores no desenvolvimento dos projetos.

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