Inova Contestado Lab acelera 14 startups com empresa Viposa

Programa objetiva conectar startups e indústria, acelerando soluções inovadoras

O ambiente de tecnologia e inovação do Meio-Oeste de Santa Catarina avançou mais um passo ao fortalecer a integração entre o potencial criativo das startups e a robustez do setor industrial. A iniciativa evidencia o crescimento de um ecossistema cada vez mais articulado e preparado para impulsionar novos negócios e soluções tecnológicas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Na última sexta-feira (27), o Centro de Inovação Inova Contestado foi palco da cerimônia que marcou o início da terceira turma do Inova Contestado Lab. O programa de aceleração, nesta edição, passa a contar com a parceria estratégica da Viposa S/A, empresa reconhecida globalmente na fabricação de couros e calçados, ampliando as possibilidades de conexão entre inovação e indústria.

Publicidade

O encontro reuniu importantes lideranças ligadas ao desenvolvimento regional. O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, ressaltou o impacto da iniciativa para o município. “Contarmos com a participação de startups de todo o Brasil neste ciclo demonstra a relevância e a maturidade do programa. Isso coloca o Inova Contestado e Caçador em uma posição de destaque não apenas no estado, mas em todo o cenário nacional de inovação. É a prova de que estamos no caminho certo para consolidar nossa cidade como um polo tecnológico de referência”.

Também integraram a mesa de autoridades nomes ligados a instituições estratégicas, como a gerente regional do Sebrae Centro Norte, Aglaes Meirelles, o vice-presidente do I2EC, Everton Seleme, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo de Caçador, Airton Carlos Leite, além do coordenador de educação profissional do Senai/Fiesc, Carlos Eduardo Schuller. Pela Viposa, esteve presente Vera Motta, gerente administrativa e de logística.

Ao comentar a participação da empresa, Vera destacou o entusiasmo com a iniciativa. “Estamos muito felizes em participar deste programa. Para a Viposa, este é apenas o primeiro de muitos projetos de inovação em parceria que pretendemos realizar. Acreditamos profundamente no potencial das startups e na inovação como a chave para solucionar nossos desafios reais de mercado. Estar aqui hoje reafirma nosso compromisso em investir no futuro e na tecnologia para seguirmos evoluindo junto com o ecossistema”.

Viabilizado por meio do edital 40/2024 da Fapesc, com apoio do Governo do Estado, e executado pela TXM Methods, o programa terá duração de cinco meses. Durante esse período, as startups participantes serão conduzidas por uma metodologia estruturada, conforme explicou o CEO da TXM, Luiz Salomão Ribas Gomez, com foco no desenvolvimento de soluções voltadas a áreas como Indústria 4.0, ESG & Economia Circular, RH Inteligente e Supply Chain.

Um dos principais diferenciais da iniciativa é a possibilidade de realização de uma Prova de Conceito (POC) diretamente nas operações da Viposa. Esse processo permite validar tecnologias em um ambiente industrial real e altamente exigente, reduzindo riscos e encurtando o caminho até a aplicação no mercado.

Para a gestora do Inova Contestado, Geneia Lucas dos Santos, a evolução do programa demonstra a força da colaboração entre o Centro de Inovação, administrado pelo I2EC, e as indústrias da região. “Chegamos à nossa terceira turma com a certeza de que a inovação aberta é o caminho para o crescimento sustentável. Ter a Viposa, uma empresa com décadas de história e presença internacional, como nossa grande parceira é um privilégio e uma responsabilidade”, destacou Geneia. “A Viposa traz desafios reais e expertise, enquanto o Centro de Inovação e as startups oferecem agilidade e novas tecnologias. É uma sinergia que gera valor real para a indústria e comunidade.”

Após a solenidade de abertura, os participantes já deram início às atividades práticas do programa, acompanhando as primeiras palestras do ciclo. Entre os temas abordados estiveram estratégias relacionadas a dados, distribuição e construção de confiança em negócios inovadores, além do desenvolvimento de competências comportamentais, fundamentais para o crescimento das startups.

Com uma programação híbrida e o suporte de mentorias especializadas, o Inova Contestado Lab reforça o protagonismo de Caçador como um polo em que tradição industrial e inovação caminham lado a lado, criando oportunidades e fortalecendo o desenvolvimento regional.

Startups participantes da 3ª turma: Bridg Economy, Capacita 360, INOVA TEXTIL, Moove UP, New Edtech, Planck Tech, Recheck, Resigna.sis, Rhai, SoftGreen, Traciona, Tutor’s Tech, UP NEURAL e Vendor AI.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Inova Contestado

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Futuro das cotas raciais em universidades de SC será definido pelo STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa atualmente a legalidade...

Feira do Produtor em Caçador já oferece peixe para Semana Santa

A Feira do Produtor Rural de Caçador já está...

Nova licença-paternidade é sancionada e começa a valer em todo o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou...

Lula confirma Geraldo Alckmin como candidato a vice nas eleições 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou...

Novos toldos são implantados em Cemeis de Videira

A Secretaria de Educação de Videira segue investindo na...

Prefeitura de Capinzal se manifesta sobre operação da Polícia Federal

A Prefeitura de Capinzal informa que teve conhecimento da...

Câmara de Videira vota 11 projetos e destaca ações culturais e esportivas

A Câmara de Vereadores de Videira realiza, na noite...
00:03:15

Projeto Bebê Natureza distribui mudas há 18 anos em Caçador

O projeto Bebê Natureza, desenvolvido pelo Hospital Maice, em...