Quando nos deparamos com alguém em convulsão, logo vem a pergunta, como agir diante de uma crise convulsiva?
Saber como agir de maneira adequada e segura é crucial, por isto, o médico emergencista do Hospital Salvatoriano Divino Salvador e do SAMU, Rodrigo Costa, dá orientações nesses momentos críticos.
Costa explica que as crises convulsivas podem ter várias causas, desde convulsões febris, que ocorrem com uma temperatura ligeiramente elevada, até complicações decorrentes de epilepsia, transtornos neurológicos, traumas e intoxicação por drogas.
Uma das principais orientações do especialista é evitar colocar os dedos na boca do paciente durante uma convulsão. Muitas vezes, o instinto leva as pessoas a tentarem desobstruir a respiração do indivíduo, temendo que ele engula a língua. No entanto, Costa enfatiza que isso não é necessário e pode até ser prejudicial.
“O que devemos fazer é cuidar da cabeça do paciente, colocando-o em um local seguro e protegendo sua cabeça de bater em objetos próximos. Em seguida, é fundamental solicitar ajuda imediata, seja do Corpo de Bombeiros, SAMU ou outros serviços de emergência”, explica o médico.
Veja também
Nutrição emocional: O impacto dos sentimentos na dieta
Queimaduras: saiba o que fazer
Ao seguir essas diretrizes simples, é possível garantir que a pessoa em convulsão receba a assistência necessária enquanto aguarda a chegada dos profissionais de saúde. Essa intervenção rápida e eficaz pode fazer toda a diferença na gestão da crise e no bem-estar do paciente.
Portanto, estar informado sobre como agir diante de uma convulsão pode salvar vidas. Conte com orientações como as do Dr. Rodrigo Costa para agir com calma e segurança em situações de emergência.