Como agir diante de uma crise convulsiva?

Médico do Hospital Salvatoriano Divino Salvador e do SAMU, Rodrigo Costa, oferece diretrizes essenciais para lidar com convulsões

Quando nos deparamos com alguém em convulsão, logo vem a pergunta, como agir diante de uma crise convulsiva?

Saber como agir de maneira adequada e segura é crucial, por isto, o médico emergencista do Hospital Salvatoriano Divino Salvador e do SAMU, Rodrigo Costa, dá orientações nesses momentos críticos.

Costa explica que as crises convulsivas podem ter várias causas, desde convulsões febris, que ocorrem com uma temperatura ligeiramente elevada, até complicações decorrentes de epilepsia, transtornos neurológicos, traumas e intoxicação por drogas.

Publicidade

Uma das principais orientações do especialista é evitar colocar os dedos na boca do paciente durante uma convulsão. Muitas vezes, o instinto leva as pessoas a tentarem desobstruir a respiração do indivíduo, temendo que ele engula a língua. No entanto, Costa enfatiza que isso não é necessário e pode até ser prejudicial.

“O que devemos fazer é cuidar da cabeça do paciente, colocando-o em um local seguro e protegendo sua cabeça de bater em objetos próximos. Em seguida, é fundamental solicitar ajuda imediata, seja do Corpo de Bombeiros, SAMU ou outros serviços de emergência”, explica o médico.

Veja também

Nutrição emocional: O impacto dos sentimentos na dieta

Queimaduras: saiba o que fazer

Ao seguir essas diretrizes simples, é possível garantir que a pessoa em convulsão receba a assistência necessária enquanto aguarda a chegada dos profissionais de saúde. Essa intervenção rápida e eficaz pode fazer toda a diferença na gestão da crise e no bem-estar do paciente.

Portanto, estar informado sobre como agir diante de uma convulsão pode salvar vidas. Conte com orientações como as do Dr. Rodrigo Costa para agir com calma e segurança em situações de emergência.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Filhas de candidato a deputado em SC morrem em acidente

O município de São Miguel do Oeste, no Extremo...

Senai Videira e Caçador na maior feira do setor plástico da América Latina

Representantes do Senai de Videira e de Caçador participaram...

Terça-feira terá temporais isolados e avanço do frio em SC

A terça-feira (01) será marcada pelo afastamento gradual da...

Problema no gerador suspende atendimento em setores do PAME nesta terça-feira

Alguns serviços de saúde de Videira terão atendimento suspenso...

Faltam 10 dias! Expo Videira terá shows nacionais e mais de 240 expositores

A contagem regressiva para a Expo Videira 2026 já...

TSE restringe campanha digital de Renan Santos à Presidência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou restrições à campanha...

Quatro pessoas desaparecem durante trilha em cânion próximo a SC

Quatro pessoas estão desaparecidas desde o fim da manhã...