Como agir diante de uma crise convulsiva?

Médico do Hospital Salvatoriano Divino Salvador e do SAMU, Rodrigo Costa, oferece diretrizes essenciais para lidar com convulsões

Quando nos deparamos com alguém em convulsão, logo vem a pergunta, como agir diante de uma crise convulsiva?

Saber como agir de maneira adequada e segura é crucial, por isto, o médico emergencista do Hospital Salvatoriano Divino Salvador e do SAMU, Rodrigo Costa, dá orientações nesses momentos críticos.

Costa explica que as crises convulsivas podem ter várias causas, desde convulsões febris, que ocorrem com uma temperatura ligeiramente elevada, até complicações decorrentes de epilepsia, transtornos neurológicos, traumas e intoxicação por drogas.

Publicidade

Uma das principais orientações do especialista é evitar colocar os dedos na boca do paciente durante uma convulsão. Muitas vezes, o instinto leva as pessoas a tentarem desobstruir a respiração do indivíduo, temendo que ele engula a língua. No entanto, Costa enfatiza que isso não é necessário e pode até ser prejudicial.

“O que devemos fazer é cuidar da cabeça do paciente, colocando-o em um local seguro e protegendo sua cabeça de bater em objetos próximos. Em seguida, é fundamental solicitar ajuda imediata, seja do Corpo de Bombeiros, SAMU ou outros serviços de emergência”, explica o médico.

Veja também

Nutrição emocional: O impacto dos sentimentos na dieta

Queimaduras: saiba o que fazer

Ao seguir essas diretrizes simples, é possível garantir que a pessoa em convulsão receba a assistência necessária enquanto aguarda a chegada dos profissionais de saúde. Essa intervenção rápida e eficaz pode fazer toda a diferença na gestão da crise e no bem-estar do paciente.

Portanto, estar informado sobre como agir diante de uma convulsão pode salvar vidas. Conte com orientações como as do Dr. Rodrigo Costa para agir com calma e segurança em situações de emergência.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Terça-feira terá frio intenso, geada e temperaturas negativas em SC

A terça-feira (23) será marcada pela chegada de uma...

Festival de Dança de Videira chega à 20ª edição com público recorde

O 20º Festival de Dança de Videira encerrou mais...

Messi se torna o maior artilheiro das Copas do Mundo

Lionel Messi alcançou um feito histórico ao se tornar...

Caminhoneiro de Herval d’Oeste é preso com quase 2 toneladas de maconha

Um caminhoneiro de 38 anos, morador de Herval d’Oeste,...

Candidato da direita vence eleição na Colômbia

A disputa presidencial na Colômbia foi definida por uma...

Unoesc Videira promove plantão tira-dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita

A Unoesc Videira realizará, no dia 1º de julho,...

Cobalchini comemora mais de R$ 30 milhões para estradas do interior caçadorense

No último sábado (20) o deputado federal Valdir Cobalchini...