Médico cardiologista dá dicas de cuidados durante ondas de calor

Confira as dicas do cardiologista Luiz Marques Gibbini para os dias quentes

Em uma entrevista exclusiva concedida ao RBV, o renomado médico cardiologista Luiz Marques Gibbini, de Videira, dá dicas de cuidados durante ondas de calor.

Com a recente onda de calor afetando o estado de Santa Catarina, particularmente na região do Meio-Oeste, a preocupação com a saúde, especialmente entre idosos e crianças, tornou-se uma prioridade.

O Dr. Gibbini enfatizou a importância de tomar medidas preventivas para proteger-se do calor excessivo, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Publicidade

Ele destacou a necessidade crucial de manter-se hidratado, recomendando a ingestão regular de líquidos ao longo do dia e a inclusão de alimentos frios e ricos em líquidos, como frutas, na dieta.

Além disso, o médico aconselhou fortemente evitar a exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia, entre as 10h e as 16h, e enfatizou a importância do uso adequado de protetor solar, guarda-sol e chapéu como medidas de proteção.

Veja também

Nutrição emocional: O impacto dos sentimentos na dieta

Como agir diante de uma crise convulsiva?

O Dr. Gibbini ressaltou a importância de reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e de moderar a ingestão de sal na alimentação. O sal, um condimento comum, pode elevar a pressão arterial, contribuindo para desconfortos adicionais durante períodos de calor extremo.

Ele reforçou a importância dessas medidas não apenas para garantir uma boa saúde e bem-estar, mas também para evitar complicações cardíacas, ressaltando que a prática regular de exercícios físicos continua sendo fundamental, mesmo durante os meses mais quentes do ano.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Porta de transporte escolar abre, criança cai e fica ferida

Uma criança de apenas 5 anos sofreu ferimentos depois...

Celestino Nadal será homenageado em Encontro de Miuras

O município de Caçador sedia neste final de semana,...

Etapas Microrregionais dos Joguinhos Abertos de SC 2026 começam nesta terça

O calendário esportivo de Santa Catarina ganha destaque nesta...

Redução da jornada pode inviabilizar atividades industriais, alerta Fiesc

A proposta de redução da jornada de trabalho no...
00:01:26

Obras na rodovia entre Iomerê e Treze Tílias avançam; pista deve ser liberada hoje

As obras de reconstrução da SC-355, no trecho da...

Caçadorense segue desaparecido e figura nos avisos da Polícia Militar de SC

O caçadorense João Pedro Ferreira Neves, de 19 anos,...

Picanha brasileira é eleita o 15º melhor prato do mundo

O sabor da picanha brasileira conquistou destaque internacional. Segundo...

Artemis II inicia retorno à Terra após sobrevoar lado oculto da Lua

A missão Artemis II, da NASA, entrou na fase...