Now and Then, a última música dos Beatles foi lançada e, junto dela, um curta metragem mostrando toda a fase de produção e gravação. Além disso, mais um super clipe da música também foi produzido. A canção é de autoria de John Lennon e ficou com Yoko Ono até que ela entregasse ao Fab Four a fita cassete contendo o material.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A letra da música e a melodia foram criadas por Lennon, no seu piano e gravada em fita cassete, em seu apartamento em Nova York, ainda nos anos 1970. Após a sua morte, em 1980, o material ficou guardado com Yoko Ono, sua esposa, quem em 1994 entregou a fita para Paul McCartney.
Dali em diante Paul, George Harrison e Ringo Starr (os três Beatles vivos na época) trabalharam na reformulação e complemento do material, porém, com a tecnologia da época não foi possível extrair com qualidade a voz de Lennon da melodia gravada no piano, de lá para cá o material ficou arquivado.
Veja também
Hackney Diamonds, o novo disco dos Stones, uma análise música a música
Scoundrel Days, o álbum que expressa a verdadeira face do A-ha
Quatro décadas do segundo álbum da polêmica banda Mötley Crüe
Em 2022, com o avanço da tecnologia e o auxílio da Inteligência Artificial, tal extração da voz foi possível. McCartney chegou a declarar que, “descobrimos que a voz de Lennon era clara como um cristal. E é muito comovente porque nós todos trabalhamos nela. É uma verdadeira canção dos Beatles”.
George Harrison, falecido em 2001, também participou da canção com a adição da gravação do violão e guitarras em 1995, tornando assim possível a produção agora com os dois Beatles ainda vivos, Ringo e Paul.
Todo o material foi produzido e dirigido pelo diretor da saga “O Senhor dos Anéis”, Peter Jackson. Foi ele quem separou a voz e piano do áudio da fita cassete. Jackson também comandou a produção da série documental “The Beatles: Get Back”.
A música não é a única novidade dos Beatles, ela será disponibilizada com uma nova mixagem de “Love me Do”, single de estreia da banda, que data de 1962. E ainda, no dia 10 de novembro, serão relançados os discos conhecidos como “The Red Album” (The Beatles 1962-1966) e o “The Blue Album” (The Beatles 1967-1970).
Por: Gionei “Pollenta” Cambruzzi Fhynbeen, Jornalista, Locutor e Produtor da Rádio 92 FM de Caçador. Apresentador do Programa 92 In Rock que vai ao ar todos os sábados das 18h às 20h na emissora.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: