Colunas

O autointitulado primeiro disco do The Doors que vendeu mais de 4 milhões de cópias

No dia quatro de janeiro de 1967, o The Doors, banda americana proveniente da ensolarada Califórnia, lançava o seu debut, autointitulado The Doors. Um disco com 11 canções, entre elas o clássico Light My Fire e a longa The End – essa última, sobretudo, baseada no complexo de Édipo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Doors – como é carinhosamente chamado pelos seus adeptos – surgiu e conquistou fama considerável na Sunset Strip (famosa avenida de Los Angeles), mais precisamente em uma casa noturna chamada Whisky A Go Go. Nesse tempo já havia conquistado um contrato com a gravadora Columbia Records, porém este foi desfeito porque o selo não foi capaz de garantir um produtor para o álbum de estreia. Sendo assim, pouco tempo depois, a Elektra Records contratou a banda e passou a produzir seu primeiro disco com o produtor Paul A. Rothchild que já havia trabalhado com Joni Mitchell, Neil Young, Janis Joplin, entre outros.

Na formação original e clássica da banda, estavam o polêmico Jim Morrison, o guitarrista Robby Krieger, o tecladista Ray Manzarek e o baterista John Densmore.

Veja também

The Wall, 44 anos da obra mais complexa do Pink Floyd

Willy And The Poor Boys, do Creedence, completou 54 anos

Nova e última canção dos Beatles é lançada 53 anos após a separação do grupo

Esse primeiro disco do Doors contou ainda com a participação do baixista Larry Knechtel, da banda Wrecking Crew, em seis das faixas. Ele foi contratado por Rothchild para melhorar o som do baixo, já que as linhas do instrumento eram feitas por Manzarek no teclado. Knechtel jamais foi creditado por seu trabalho.

Uma grande curiosidade é que o disco abre com um dos maiores clássicos da banda, trata-se de Break on Through (To the Other Side), mas que, incrivelmente, não se tornou um sucesso de primeira e amargou nas paradas americanas a 126ª posição. Esse disco conta ainda com outras duas grandes canções da banda: Light My Fire, primeira contribuição de Robb Krieger após uma discussão com Morrison sobre as composições da banda, e a já citada aqui, The End.

Das 11 faixas do disco, nove eram autorais e apenas duas eram covers: “Alabama Song (Whisky Bar)”, de Bertolt Brecht, e “Back Door Man”, de Willie Dixon. Todo o disco foi gravado em aproximadamente uma semana, isso porque tratava-se do Doors em estúdio basicamente tocando ao vivo como se estivesse na Whisky A Go Go. Inclusive as canções Light My Fire e The End, o épico que encerra o disco, são resultado de dois takes de gravação na boate.

Light My Fire e Jim Morrison juntos: era quase um prenúncio que “algo de errado não daria certo”. Sob efeito de LSD, Morrison fracassou ao gravar o primeiro take da canção, precisando assim de mais um para finalizar. Até aí tudo bem, o problema é que o vocalista, alucinado, queria continuar gravando e tentando melhorar sua participação na música, o que não pode acontecer devido ao baixo orçamento. Morrison, contrariado, retornou mais tarde à boate, pulou o muro, invadiu o local e descarregou um extintor na sala onde as gravações aconteciam. Com muita sorte as fitas não foram danificadas e a gravadora arcou com os prejuízos. Porém, dali em diante, o Doors não voltaria a tocar na Whisky A Go Go.

Com o álbum gravado e finalizado, Break on Through (To the Other Side) foi lançada como single. O efeito de sucesso esperado não aconteceu, o que foi uma decepção para a gravadora. O estouro veio apenas quando Light My Fire foi lançada no formato de single compacto. Dali em diante tudo se tornou história e o disco foi tão importante para a história do Rock que o próprio Paul McCartney confessou que o disco do Doors serviu de inspiração para o aclamadíssimo Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Em 57 anos foram mais de 4 milhões discos vendidos ao redor do mundo, sem contar as versões piratas e as visualizações nas atuais plataformas virtuais.

Infelizmente nos discos seguintes a banda não conseguiu emplacar a mesma qualidade e, consequentemente, o mesmo sucesso. O mais triste e perturbador é que em pouco menos de cinco anos após o seu lançamento, Jim Morrison, o grandioso “Rei Lagarto”, morreria em circunstâncias até hoje não 100% esclarecidas.

Tamanha influência tornou a data de 4 de Janeiro oficialmente o “Dia do The Doors” em Los Angeles. Atualmente John Densmore e Robby Krieger continuam vivos. Manzarek faleceu no dia 20 de maio de 2013. E o disco imortalizou-se.

Por: Gionei “Pollenta” Cambruzzi Fhynbeen, Jornalista, Locutor e Produtor da Rádio 92 FM de Caçador. Apresentador do Programa 92 In Rock que vai ao ar todos os sábados das 18h às 20h na emissora.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Risoto com queijos acompanha de filé migon no especial do Essência na Cozinha

O programa Essência na Cozinha completa um ano no ar e celebra o marco com…

2 horas ago

Previsão do Tempo: Santa Catarina terá chuva forte no Litoral e Oeste com tempo seco

A previsão do tempo para Santa Catarina mostra que no domingo (25), uma área de…

2 horas ago

Empresa é condenada em SC por pagar dívida com sementes de milho defeituosas

A Justiça de Santa Catarina condenou uma empresa do setor agrícola que tentou quitar uma…

3 horas ago

Duas pessoas são indiciadas por maus-tratos a cão e filhote no Oeste

A Polícia Civil de Catanduvas, no Oeste catarinense, concluiu nesta semana dois inquéritos policiais relacionados…

10 horas ago

Apenas duas cidades de Santa Catarina não têm diagnósticos de autismo

Um levantamento inédito divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (23)…

11 horas ago

This website uses cookies.