Comitiva de Iomerê viaja à Itália para concluir projeto de intercâmbio

Pacto de amizade entre os dois municípios iniciou em 2018 com a assinatura do termo oficial pelo então prefeito, Luciano Paganini

Uma comitiva de Iomerê parte em missão oficial à Itália nessa semana para a conclusão do processo de reconhecimento do Gemellaggio entre o município brasileiro e sua cidade italiana coirmã, Lamon. A comitiva, formada por quatro pessoas, viaja na quarta-feira, dia 25, e retorna ao Brasil no dia 03 de junho.

A missão é organizada e coordenada pela Associação Famiglia Bellunese di Iomerê e é formada pelo seu presidente e membro do conselho estadual de turismo, Yuri Piccoli Hentz, pela prefeita de Iomerê, Luci Peretti, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Aleomar Penso e pelo vice-presidente da Associação Bellunese, Luciano Colissi. A viagem será custeada pelos participantes da missão e a estada na Itália será custeada pela prefeitura de Lamon.

Na agenda da missão está a visita à Lamon e à algumas cidades importantes para o desenvolvimento do projeto. Em Lamon será assinado o gemellaggio, documento definitivo que vai oficializar o pacto de amizade que já existe entre as duas cidades. A conclusão do acordo permitirá o início do intercâmbio cultural, econômico e técnico entre Lamon e Iomerê.

Pacto de amizade

O pacto de amizade entre os dois municípios iniciou em 2018 com a assinatura do termo oficial pelo então prefeito, Luciano Paganini. O trâmite será concluído agora com a assinatura do termo definitivo pela atual prefeita de Iomerê, Luci Peretti e pela prefeita de Lamon, Ornela Noventa.

A partir da assinatura do primeiro termo em 2018, autoridades de Lamon e da Associação Bellunesi no Mundo começaram as análises de documentos e tratativas legais para a declaração de cidades-irmãs. Em Iomerê foi iniciada uma mobilização da comunidade para a formação de um grupo de moradores, criando a Famíglia Bellunese di Iomerê, associação que une famílias de descendentes italianos da região.

No mês de novembro de 2019 – durante a realização da Expo Iomerê, uma delegação italiana chefiada pela prefeita de Lamon, visitou Iomerê.  A delegação permaneceu três dias na cidade e participou de vários momentos dedicados a homenagear os imigrantes italianos e a consolidar o pacto de amizade proposto pelos dois municípios.

Foto: Divulgação

Fonte: Jornalismo RBV/Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias