Foto: Repórter Douglas Alves
Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data dedicada a aumentar a compreensão sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Para discutir a relevância deste dia, a RBV conversou com Andréa Berto, uma das fundadoras da AMA Videira, instituição que oferece apoio a pessoas com autismo. “Este dia é essencial para disseminar informações sobre o autismo e conscientizar a sociedade”, afirmou Andréa.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A AMA Videira, atualmente, atende cerca de 180 crianças, adolescentes e adultos com autismo. No entanto, a fila de espera permanece, com novos pedidos de vaga sendo registrados constantemente.
A luta da instituição, além de conscientizar sobre o autismo, também é pela continuidade do trabalho realizado, garantindo o atendimento de mais pessoas que necessitam de apoio especializado.
A AMA oferece suporte a pessoas com autismo desde os dois anos de idade até 25 anos, atendendo todos os níveis de suporte – do nível 1 ao nível 3.
“Temos crianças tanto verbais quanto não verbais, e também atendemos casos com comorbidades associadas”, explicou Andréa.
Veja também
Ações e prazos da obra de drenagem no bairro São Cristóvão: Prefeitura esclarece
Safra do pinhão 2025 deve ter queda de 35% em SC
O trabalho da instituição não se limita ao ambiente da AMA, sendo essencial também o acompanhamento e apoio das famílias e dos profissionais de saúde.
“A criança autista não pertence apenas à instituição ou à família, ela pertence a toda a sociedade”, completou a fundadora.
Neste 2 de abril, a mensagem reforçada pela AMA é a importância da inclusão e da empatia em todos os ambientes da sociedade.
“É fundamental que as crianças com autismo sejam acolhidas e incluídas na escola, na comunidade e em todos os outros espaços”, destacou Andréa.
Para ela, a conscientização não deve se limitar ao mês de abril, mas precisa ser uma prática constante ao longo do ano.
A AMA Videira se mantém de portas abertas para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho realizado.
“Temos uma equipe de profissionais, como assistentes sociais e psicólogos, prontos para orientar e esclarecer dúvidas de quem quer ajudar ou entender mais sobre o autismo”, afirmou Andréa.
A instituição convida a comunidade a visitar suas instalações e se engajar na luta pela inclusão das pessoas com autismo.
Andréa fez um apelo para que a conscientização sobre o autismo aconteça durante todo o ano, e não apenas em abril.
“Durante o mês, as redes sociais ficam azuis e a visibilidade aumenta, mas precisamos lembrar que o transtorno não tira férias. Ele afeta as famílias todos os dias”, concluiu.
A conscientização deve ser uma prática constante, para garantir que as pessoas com autismo e suas famílias tenham o apoio e o respeito que merecem ao longo do ano.
Nossas Redes Sociais
No domingo, dia 18 de maio de 2025, por volta das 20h37, as equipes de…
Parece inofensivo, mas o jeito como você dobra e guarda os panos de prato pode…
Uma sala com folhas por todos os cantos, estantes cheias de vasos e até o…
Duas pessoas morreram em um grave acidente com morte na manhã desta segunda-feira (19) na…
No último sábado (18), o Futsal Videira sofreu sua quarta derrota na Série Prata do…
Na madrugada de domingo, 18, uma ação do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou…
This website uses cookies.