Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Animal selvagem raro é encontrado em plantação de bananas em SC

O animal raro foi encontrado por um morador e resgatado pelo biólogo Christian Raboch Lempek

Na segunda-feira (25), um animal de aparência singular surgiu no meio de uma plantação de bananeiras em Jaraguá do Sul. O biólogo Christian Raboch Lempek resgatou um gato‑do‑mato‑pequeno com melanismo, ou seja, com pelagem totalmente preta.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Ele explicou que o filhote apareceu caído sozinho entre os pés de banana. O morador do bairro Santa Luzia acionou o biólogo, que buscou o pequeno felino.

Publicidade

“Por ser um gato‑do‑mato filhote já é bem raro, agora por ser melânico é mais raro ainda. É um dos animais mais raros que a gente resgatou até hoje aqui em Jaraguá”, comentou Lempek, destacando a excepcionalidade do caso.

Para confirmar que se tratava de um gato-do-mato (Leopardus guttulus) — e não de um gato doméstico — o biólogo consultou um especialista em felinos silvestres. Ele confirmou: era realmente um filhote melanístico dessa espécie, cujos registros são raríssimos.

Logo após o resgate, o filhote foi levado imediatamente ao veterinário. Lá, constatou-se que estava um pouco desnutrido e anêmico.

“Assim que eu recebi essas informações ali, o pessoal entrou em contato, eu peguei o carro e fui buscar o gatinho-do-mato e já encaminhei para o veterinário. Ele está lá, um pouco desnutrido e anêmico”, relatou Christian.

Desde então, o animal permanece sob cuidados: ele recebe aquecimento, alimentação adequada, controle de temperatura e umidade, tudo para estabilizá-lo.

Depois dessa fase inicial, ele será encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis, para continuar o tratamento e, quem sabe, retornar à natureza com segurança.

O gato‑do‑mato‑pequeno, também conhecido como Leopardus guttulus, é o menor felino silvestre do Brasil e figura como espécie vulnerável na lista da IUCN.

O registro de um indivíduo melanístico é ainda mais raro e relevante, especialmente em termos de pesquisa genética e esforços de conservação

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Prefeitura de Caçador promove leilão eletrônico

A Prefeitura de Caçador realiza na sexta-feira, 28 de...

Festival de Robótica começa nesta sexta em Caçador

O maior festival de robótica de Santa Catarina começa...

Atleta de Joaçaba brilha no Campeonato Brasileiro de Velocross 2025

Blumenau sediou, nos dias 22 e 23 de novembro,...

Previsão do tempo: Quinta-feira segue mais estável em Santa Catarina

Na quinta-feira (27), Santa Catarina terá predomínio de tempo...

Carne, frango e ovos devem ficar mais caros em 2026, aponta estudo da FGV

O churrasco dos brasileiros deve pesar mais no bolso...

Mais Lidas da semana

Chef renomado morre em acidente com caminhão na BR-116 em Santa Catarina

O chef de cozinha Jimmy Emerson da Silva, de...

Padrasto e mãe são presos após criança ser arremessada pela janela

Um casal foi preso no fim da tarde desta...

Afogamento em Videira: saiba como foi o resgate e quem era a vítima

Em entrevista à equipe da RBV Rádios, o sargento...

Adolescente desaparecido é encontrado morto em represa

Um adolescente de 16 anos foi encontrado morto em...

Outros Tópicos Interessantes