Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, é amplamente utilizado em residências e estabelecimentos comerciais para cocção e aquecimento. O Corpo de Bombeiros de SC dão dicas sobre o manuseio e como prevenir acidentes graves, como vazamentos, incêndios e explosões
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) orienta que o botijão de gás deve ser instalado sempre fora da residência, em um local ventilado, protegido da exposição direta ao sol e da chuva.
O ideal é que seja acomodado em uma estrutura própria, construída em material resistente, com portas ventiladas e distante de áreas de circulação intensa.
A correta instalação reduz riscos de incêndios, preservando vidas e patrimônios.
Veja também
Mais de 80 cidades de SC receberão novos profissionais do programa Mais Médicos
Brasil registra alta de 44% nas matrículas de estudantes com autismo
Antes de utilizar o botijão, é fundamental verificar regularmente válvulas e conexões. Se houver defeito ou vazamento, não utilize o botijão. Além disso, adquira botijões e acessórios de marcas confiáveis e com certificação de segurança do Inmetro.
Verifique também a data de validade da mangueira de gás e realize a substituição conforme o prazo recomendado. Mesmo que esteja em bom estado aparente, a mangueira pode apresentar rachaduras internas, podendo ocasionar vazamentos de gás.
Ao perceber o cheiro característico de gás (enxofre), feche imediatamente a válvula, ventile o ambiente e jamais acione interruptores, isqueiros ou velas. A simples faísca de um interruptor pode provocar uma explosão.
Em caso de cheiro intenso, especialmente em locais fechados, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
O CBMSC destaca que práticas simples são fundamentais para prevenir acidentes e proteger vidas e patrimônios.
A instalação adequada do botijão de gás, a utilização de equipamentos certificados e a adoção de procedimentos seguros em caso de vazamento são essenciais para garantir a segurança no uso do GLP.
Em caso de emergência, ligue 193.
Nossas Redes Sociais
Uma comitiva de Videira está em Brasília nesta terça-feira (29) para uma série de audiências…
A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, próxima ao Clube do Vanz, foi interditada…
Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas de oportunidades de trabalho em várias…
Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas de oportunidades de trabalho em várias…
This website uses cookies.