Foto: Divulgação
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data estabelecida pela ONU em 2007. O objetivo é aumentar a visibilidade do transtorno e a importância do apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Tangará, a Secretaria de Educação promove uma caminhada para reforçar a necessidade de melhorar as políticas públicas para o atendimento de autistas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em entrevista à RBV Notícias, Gislaine Denardi Biasiolo, secretária de Educação, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Tangará, convidou toda a comunidade para a caminhada que acontecerá no próximo dia 2 de abril, com início às 9h, em frente à Berlanda, alusiva a esta data.
O trajeto seguirá até a Prefeitura Municipal, onde ocorrerá um ato de conscientização. Gislaine fez um convite aberto.
“Todos estão convidados a participar da caminhada e ajudar na conscientização sobre o autismo.”
Ela falou ainda sobre o trabalho realizado no Centro de Atendimento Especializado Evandro Fossati (CAEEF).
“O centro oferece um atendimento especializado a crianças com síndromes e outras condições. Além disso, damos suporte às famílias e aos professores, com acompanhamento pedagógico e psicológico”, explicou Gislaine.
Veja também
Videira recebe a 4ª edição do programa Mulheres em Ação – Flor e Ser
Tangará amplia vagas em creche com nova sala de aula modular
O centro, que homenageia o saudoso Evandro Fossati, conhecido como Buxa, foi criado para oferecer esse apoio essencial à comunidade. Gislaine enfatizou.
“Não poderia haver nome melhor para representar o carinho que ele sempre demonstrou por todos.”
O mês de abril tem um significado especial para muitas famílias que lutam diariamente pelo diagnóstico precoce, tratamento e aceitação do autismo.
A campanha Abril Azul visa conscientizar a população sobre o transtorno, promovendo uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo têm autismo.
Fabiane Reiner, representante da Associação dos Autistas de Tangará (AMA Tangará), reforçou o convite para a população participar da caminhada.
“O autismo é parte desse mundo e não um mundo à parte. Esperamos a participação de todos, como no ano passado, que teve grande adesão”, disse Fabiane.
Além disso, a AMA Tangará promoverá uma pastelada beneficente no dia 5 de abril, no Centro Múltiplo Uso.
Os ingressos estão à venda por R$20, oferecendo três pastéis nos sabores carne, pizza e doce. Fabiane destacou.
“Quem quiser ingressos, é só nos procurar. Agradecemos novamente à rádio pelo apoio.”
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos e restritos. Não há uma única causa para o autismo; é resultado da interação de fatores genéticos e ambientais.
A psicopedagoga Ariany Guerra explicou que o TEA é classificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) em três níveis de suporte: leve, moderado e severo.
“O autismo não tem cura, mas o tratamento deve ser realizado com uma equipe multidisciplinar”, afirmou. Ariany ainda destacou que, apesar das classificações, o autismo não é uma doença.
Infelizmente, o preconceito contra pessoas autistas ainda é uma realidade, muitas vezes devido à falta de informação. Porém, a união de famílias e profissionais tem sido fundamental para garantir os direitos das pessoas com autismo e promover mudanças significativas na sociedade.
“O conhecimento é a chave para a inclusão. Precisamos nos unir para transformar a realidade”, concluiu Ariany Guerra.
Com o apoio de iniciativas como a caminhada de conscientização e eventos como a pastelada, Tangará se une para celebrar o Abril Azul e garantir um futuro mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas com autismo.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina indica que, na madrugada desta quinta-feira (03), com a…
A Câmara Municipal de Ibiam realizou, no dia 1º de abril, mais uma sessão ordinária…
A Prefeitura de Videira realizou na terça-feira (1) uma ação de combate à dengue com…
Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data…
No último final de semana, fortes chuvas causaram alagamentos no bairro São Cristóvão, especialmente na…
Os Bombeiros Militares registraram três acidentes em rodovias da região nesta quarta-feira (2), envolvendo ocorrências…
This website uses cookies.