Foto: Divulgação
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data estabelecida pela ONU em 2007. O objetivo é aumentar a visibilidade do transtorno e a importância do apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Tangará, a Secretaria de Educação promove uma caminhada para reforçar a necessidade de melhorar as políticas públicas para o atendimento de autistas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em entrevista à RBV Notícias, Gislaine Denardi Biasiolo, secretária de Educação, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Tangará, convidou toda a comunidade para a caminhada que acontecerá no próximo dia 2 de abril, com início às 9h, em frente à Berlanda, alusiva a esta data.
O trajeto seguirá até a Prefeitura Municipal, onde ocorrerá um ato de conscientização. Gislaine fez um convite aberto.
“Todos estão convidados a participar da caminhada e ajudar na conscientização sobre o autismo.”
Ela falou ainda sobre o trabalho realizado no Centro de Atendimento Especializado Evandro Fossati (CAEEF).
“O centro oferece um atendimento especializado a crianças com síndromes e outras condições. Além disso, damos suporte às famílias e aos professores, com acompanhamento pedagógico e psicológico”, explicou Gislaine.
Veja também
Videira recebe a 4ª edição do programa Mulheres em Ação – Flor e Ser
Tangará amplia vagas em creche com nova sala de aula modular
O centro, que homenageia o saudoso Evandro Fossati, conhecido como Buxa, foi criado para oferecer esse apoio essencial à comunidade. Gislaine enfatizou.
“Não poderia haver nome melhor para representar o carinho que ele sempre demonstrou por todos.”
O mês de abril tem um significado especial para muitas famílias que lutam diariamente pelo diagnóstico precoce, tratamento e aceitação do autismo.
A campanha Abril Azul visa conscientizar a população sobre o transtorno, promovendo uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo têm autismo.
Fabiane Reiner, representante da Associação dos Autistas de Tangará (AMA Tangará), reforçou o convite para a população participar da caminhada.
“O autismo é parte desse mundo e não um mundo à parte. Esperamos a participação de todos, como no ano passado, que teve grande adesão”, disse Fabiane.
Além disso, a AMA Tangará promoverá uma pastelada beneficente no dia 5 de abril, no Centro Múltiplo Uso.
Os ingressos estão à venda por R$20, oferecendo três pastéis nos sabores carne, pizza e doce. Fabiane destacou.
“Quem quiser ingressos, é só nos procurar. Agradecemos novamente à rádio pelo apoio.”
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos e restritos. Não há uma única causa para o autismo; é resultado da interação de fatores genéticos e ambientais.
A psicopedagoga Ariany Guerra explicou que o TEA é classificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) em três níveis de suporte: leve, moderado e severo.
“O autismo não tem cura, mas o tratamento deve ser realizado com uma equipe multidisciplinar”, afirmou. Ariany ainda destacou que, apesar das classificações, o autismo não é uma doença.
Infelizmente, o preconceito contra pessoas autistas ainda é uma realidade, muitas vezes devido à falta de informação. Porém, a união de famílias e profissionais tem sido fundamental para garantir os direitos das pessoas com autismo e promover mudanças significativas na sociedade.
“O conhecimento é a chave para a inclusão. Precisamos nos unir para transformar a realidade”, concluiu Ariany Guerra.
Com o apoio de iniciativas como a caminhada de conscientização e eventos como a pastelada, Tangará se une para celebrar o Abril Azul e garantir um futuro mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas com autismo.
Nossas Redes Sociais
Na madrugada deste sábado (18), uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina resultou…
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
This website uses cookies.