Santa Catarina ganha um toque especial neste Natal com a impressionante decoração de Mari Ceola Biela, que abriu as portas de sua casa para mostrar mais de quinhentas peças natalinas de todos os tamanhos e modelos. Entre presépios, pinheirinhos, adornos em porcelana e vidro, cada detalhe foi cuidadosamente planejado e montado para transmitir o verdadeiro espírito natalino.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Mari conta que a paixão pelo Natal vem desde a infância:
“Ao ver minha mãe montar o presépio e o pinheirinho, eu sempre ajudava e pensava: quando eu tiver minha casa, também quero fazer assim”.
Seguindo a tradição familiar, ela começou a montar sua decoração assim que se casou, há 34 anos, adquirindo as peças aos poucos até formar o acervo atual.
O cuidado com os itens é extremo: parte da garagem da família é destinada para acondicionar cada peça com zelo, garantindo que barbas, óculos e minúcias em porcelana e vidro permaneçam intactos para o próximo ano.

“Elas precisam ser muito bem guardadas”, explica Mari, destacando a importância da conservação.
Apesar de utilizar praticamente todas as mesmas peças a cada ano, a criatividade se renova: a decoração ganha sempre um layout diferente, surpreendendo a própria Mari.
A montagem é meticulosa, levando normalmente uma semana, mas este ano o recorde foi de apenas três dias, com ajuda da nora na parte elétrica, enquanto Mari cuida de toda a organização sozinha.

Além de peças compradas, Mari também cria adornos feitos à mão, como bichinhos de tricô, que posteriormente são doados à campanha Mãos que Crescem, unindo beleza e solidariedade.
“Não importa a magnitude da decoração, o essencial é trazer o espírito natalino para dentro do coração e compartilhar com as pessoas”, reforça Mari.




