Um alerta de tempestade deixou Santa Catarina e outros quatro estados brasileiros em situação de perigo para ocorrências como ventos intensos, granizo e alagamentos. O aviso foi emitido nesta terça-feira (17) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que publicou alerta laranja para áreas de SC, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O comunicado é válido até a manhã de quarta-feira (18).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em Santa Catarina, praticamente todo o território está sob alerta, com exceção de alguns trechos do Litoral, como as cidades de Florianópolis, São Francisco do Sul, Itapoá, Garopaba, Imbituba e Laguna.
De acordo com o Inmet, a previsão indica volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhados de ventos fortes que podem variar entre 60 e 100 km/h, além de possibilidade de queda de granizo. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e pontos de alagamento.
Regiões de SC sob alerta: Serra, Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte e Sul.
Veja também
Gasolina oscila entre cidades catarinenses e mantém média de R$ 6,54
Ranking das Cidades apresenta o melhor e o pior município de cada estado
Previsão para os próximos dias em SC
Na quinta-feira (19), o tempo firme predomina ao longo do dia, mas novas instabilidades devem avançar entre o fim da tarde e a noite, devido à atuação de uma área de baixa pressão no interior do continente e à aproximação de uma frente fria. Há possibilidade de temporais isolados, com risco baixo a moderado para alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
No amanhecer de quinta, as temperaturas oscilam entre 18°C e 24°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, e entre 12°C e 18°C nas regiões dos Planaltos, Meio-Oeste e áreas de serra. À tarde, o calor retorna com intensidade, com máximas acima dos 30°C em grande parte de Santa Catarina, podendo ultrapassar 35°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte e chegar aos 38°C em pontos do Oeste.
Já na sexta-feira (20) e no sábado (21), os temporais típicos de verão voltam a atingir o estado, principalmente entre os Planaltos e o Grande Oeste. No Litoral e em áreas próximas, a circulação marítima favorece maior presença de nuvens e condições para chuva fraca e passageira.

