Calor acima da média e alerta para temporais marcam a segunda-feira em SC

A combinação de calor, umidade, frente fria no oceano e um sistema de baixa pressão aumenta a chance de temporais

O calor persistente acima da média segue influenciando o tempo em Santa Catarina e deve marcar a reta final de dezembro de 2025. Nesta segunda-feira (29), o Estado enfrenta mais um dia de temperaturas elevadas, com máximas variando entre 30°C e 33°C em diversas regiões. Além disso, órgãos de monitoramento alertam para a possibilidade de temporais, especialmente entre o final da tarde e a noite, o que eleva o risco de alagamentos e enxurradas pontuais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Embora o calor continue predominando, as temperaturas apresentam leve redução em comparação aos dias anteriores.

Publicidade

Mesmo assim, regiões como o Litoral Norte, o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis permanecem em atenção, com risco classificado entre moderado e pontualmente alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso.

Já nas demais áreas catarinenses, o cenário indica risco considerado baixo.

De acordo com a Defesa Civil, a combinação de fatores atmosféricos contribui para a instabilidade.

A atuação conjunta do calor, da elevada umidade, da passagem de uma frente fria pelo oceano e de um sistema de baixa pressão no interior do continente favorece a formação de temporais.

Esses eventos podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 60 km/h e até queda de granizo em pontos isolados.

Como consequência, há risco elevado para transtornos como alagamentos, enxurradas localizadas, quedas de galhos e árvores, além de destelhamentos.

No Litoral, a chuva tende a ser mais concentrada devido à mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do Leste, intensificando a instabilidade na faixa costeira.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para temporais entre esta segunda-feira e a terça-feira (30).

Na segunda, as áreas mais suscetíveis incluem o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul. Já na terça-feira, a previsão indica risco de temporais em todas as regiões do Estado, com maior intensidade esperada no Norte catarinense.

Diante desse cenário, o órgão reforça orientações de segurança à população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Defesa Civil de SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo Federal encerra parte do subsídio ao diesel e avalia gasolina

O governo federal confirmou que encerrará, a partir desta...

Frente fria mantém risco de temporais em SC nesta quarta-feira

A atuação da frente fria continua influenciando as condições...

Homem é salvo após cair no Rio do Peixe em Caçador

Um homem foi resgatado com vida na tarde desta...

Videira Notícias – 30/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=9Uyblcla5G0

Mega-Sena 3025 pode pagar R$ 23 milhões nesta terça-feira (30)

Os apostadores têm mais uma oportunidade de disputar um...

Previsão orçamentária para Caçador chega a R$ 550 milhões

A Câmara Municipal de Caçador realizou, na noite desta...

Cinco projetos entram em votação na Câmara de Videira nesta terça

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira...

Inscrições para concurso da Prefeitura de Pinheiro Preto terminam no dia 16 de julho

Os interessados em participar do Concurso Público Centralizado 01/2026...