O calor volta a ganhar força em Santa Catarina nesta quarta-feira (07), com temperaturas elevadas em todas as regiões do estado. As máximas ultrapassam os 30°C em todo o território catarinense, podendo chegar a 34°C no Oeste e no Litoral Sul.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Com a combinação de calor intenso e aumento da umidade, o tempo volta a ficar instável em parte do estado, especialmente entre a tarde e a noite. Há condições para temporais isolados, típicos de verão, principalmente no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, porém o risco é baixo para ocorrências associadas. Nas demais regiões, o sol predomina e a chance de temporais é menor.
Pela manhã, as temperaturas já começam mais elevadas. Os termômetros variam entre 14°C e 19°C nos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, com valores ligeiramente menores nas áreas mais altas. No Litoral e no Vale do Itajaí, as mínimas ficam entre 17°C e 24°C.
Veja também
Árvore que produz ameixa e pêssego juntos viraliza nas redes
Último corpo é encontrado e encerra buscas por pescadores em SC
Na quinta-feira (08), o dia inicia com tempo firme e abafado em todo o estado. As mínimas oscilam entre 14°C e 20°C nos Planaltos, Meio-Oeste e regiões serranas, e entre 20°C e 25°C no Oeste e no Litoral. Ao longo do dia, as temperaturas sobem ainda mais, com máximas acima dos 30°C em todas as regiões, ultrapassando os 35°C no Oeste e no Litoral Sul.
A partir da tarde, no entanto, o tempo muda em Santa Catarina devido ao rápido avanço de uma frente fria pelo mar. Somado ao calor e à umidade, o sistema favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões. O risco é moderado para alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica.
Na sexta-feira (09), as condições para temporais aumentam a partir da tarde, em razão do calor, da umidade e da intensificação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina, elevando o risco de moderado a alto para ocorrências meteorológicas.
Já no sábado (10), o tempo segue instável em todo o estado, com temporais associados ao deslocamento dessa baixa pressão em direção ao mar e ao processo de formação de um ciclone extratropical na costa entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. O risco permanece moderado a alto para transtornos relacionados ao tempo.




