A quarta-feira (11) será marcada por calor intenso em Santa Catarina, especialmente na metade oeste do estado, onde as temperaturas podem ultrapassar os 35°C. Nessas áreas, o risco associado ao calor é considerado moderado, exigindo atenção à hidratação e à exposição prolongada ao sol.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No Litoral, as temperaturas também sobem em relação ao dia anterior e podem atingir a marca dos 35°C. Ao longo do dia, o céu apresenta variação de nuvens em todas as regiões, e, durante a tarde, não se descartam temporais e pancadas isoladas de chuva, provocados pelo calor aliado à umidade disponível. Apesar disso, o risco para ocorrências meteorológicas é baixo nesta quarta-feira.
Já na quinta-feira (12), o tempo começa a mudar com a aproximação gradual de uma frente fria pelo mar, combinada com instabilidades em diferentes níveis da atmosfera.
Veja também
Ranking das Cidades apresenta o melhor e o pior município de cada estado
Novas regras do vale-alimentação e vale-refeição passam a valer a partir de hoje
Esse cenário favorece a ocorrência de temporais isolados com chuva pontualmente intensa, principalmente entre a tarde e o final da noite, com maior impacto nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e no Litoral catarinense.
O risco é moderado e pontualmente alto para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Mesmo assim, o calor intenso persiste, típico do período pré-frontal, com máximas acima dos 35°C na metade oeste, mantendo o risco moderado associado às altas temperaturas.
Na sexta-feira (13), a frente fria avança pelo mar e deixa o tempo instável em todas as regiões, favorecendo a formação de temporais e chuva intensa.
No sábado (14), embora a frente fria se afaste gradativamente, o transporte de umidade, a circulação marítima e o calor continuam estimulando a instabilidade, com temporais típicos de verão entre a tarde e a noite, especialmente entre os Planaltos e o Litoral.
Tanto na sexta quanto no sábado, o calor intenso perde força, e as temperaturas não ultrapassam os 30°C em Santa Catarina.

