Chuva de 100 mm a 465 mm na primeira quinzena de outubro caíram em Santa Catarina. As primeiras semanas do mês registraram chuva volumosa, com totais mais elevados e acima de 300 mm em boa parte das localidades do Meio-Oeste ao Litoral, e variando de 100 mm a 250 mm no Extremo Oeste e Oeste, como mostram a Figura 1 e Tabela 1. No Alto Vale do Itajaí, nas estações meteorológicas de Taió (456 mm) e Mirim Doce (465 mm), foram registrados os totais mais elevados nesse período.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A chuva mais intensa da primeira quinzena ocorreu em três eventos, entre os dias 03 e 04 (terça e quarta-feira), entre 06 e 08 (de sexta-feira a domingo) e o terceiro entre os dias 11 e 12 (quarta e quinta-feira), com registro de temporais acompanhados de granizo e rajadas de vento. A chuva do dia 12/10 concentrou os totais de 75 mm a 116 mm em localidades do Alto Vale do Itajaí e em áreas próximas ao PR, no Planalto Norte e no Litoral Norte (Figura 2), e resultou em inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas dessas regiões, com várias famílias desalojadas.
Após a trégua do fim de semana, a chuva retorna com intensidade forte e, novamente, totais elevados, a partir da tarde de segunda-feira e estendendo-se com forte intensidade na terça-feira (16 e 17/10). Até o final do mês a nebulosidade e a chuva serão frequentes no estado catarinense, especialmente entre os dias 26 e 27/10 (quinta e sexta-feira), com a passagem de outra frente fria pelo Sul do Brasil. A Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário da previsão do tempo nos próximos dias.
Marilene de Lima e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)
Veja também
Rio do Peixe em estado de atenção em Videira