Chuva de granizo cobre cidade do Paraná e surpreende moradores nesta terça-feira

Uma camada de gelo que deixou a cidade com aparência de estar coberta por neve

Uma forte chuva de granizo cobriu a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça-feira (26), deixando o cenário parecido com neve. Moradores registraram vídeos que mostram ruas e avenidas completamente cobertas pelo gelo, tanto na zona urbana quanto em áreas rurais. A precipitação começou por volta das 9h10 e durou cerca de 20 minutos, mas foi intensa o suficiente para transformar a paisagem local.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O meteorologista Allef Matos, do Simepar, explica que o fenômeno ocorreu devido ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis sobre o estado.

Publicidade

Ele detalha: “Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido, que se forma a 5 km de altitude e propicia a formação de tempestades. Além do mais, o sistema está carregando consigo um ar bastante frio – então essas tempestades estão se desenvolvendo em um ambiente atmosférico muito frio, ideal para a formação de granizo”.

A baixa temperatura ajudou a manter as pedras de gelo no solo por mais tempo.

A Prefeitura de Castro recebeu relatos de danos causados pela chuva, incluindo destelhamento de casas e prédios públicos, principalmente nas unidades básicas de saúde Jeovah Ribeiro, Tronco, Araucária e no setor de fisioterapia da Vila Rio Branco.

A Defesa Civil e outras secretarias já mobilizaram equipes para atender as demandas, trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

A chuva de granizo teve maior intensidade na região Sul da cidade, afetando áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco, e bairros urbanos como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco.

Evite áreas de riscos

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco, desligar a energia em casas destelhadas e redobrar a atenção no trânsito, principalmente onde há gelo acumulado nas ruas.

Em situações de emergência, o telefone 193 deve ser acionado. Para atendimento relacionado a abrigo, telhas e lonas, o contato é o 153 da Guarda Municipal. A prefeitura montou um ponto de distribuição no Educandário Manoel Ribas e oferece abrigo no Ginásio Plínio Menarim para desalojados.

A rodovia PR-151, que atravessa Castro, também ficou coberta por uma fina camada de gelo, principalmente entre os quilômetros 291 e 297. A concessionária EPR Litoral Pioneiro alertou os motoristas para reduzirem a velocidade, estacionarem em locais seguros e evitarem áreas alagadas ou sob árvores. Em caso de emergências na rodovia, o número 0800 277 0153 está disponível, inclusive pelo WhatsApp.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de chuvas intensas para o Paraná ao longo desta terça-feira. A população deve ficar atenta às condições climáticas e seguir as orientações oficiais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CBF confirma lesão e Neymar deve perder amistosos e primeiros jogos da Copa do Mundo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o...

Golpistas usam nome de supermercado de Videira para aplicar fraudes pelo WhatsApp

Um novo golpe tem preocupado moradores de Videira, especialmente...

Veja como votaram os deputados de SC na jornada 6×1

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) uma...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 92/2026 Pregão Eletrônico n. 37/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Prefeitura de Videira confirma mais uma atração musical da Expo Videira 2026

A Prefeitura de Videira confirmou nesta quinta-feira, 28 de...

Prefeitura de Caçador assina ordem de serviço para construção de nova creche 

Está autorizado oficialmente o início das obras para um...

Videira se prepara para receber o PARAJESC 2026 com atletas de todo o Estado

Videira se prepara para viver dias de esporte, inclusão...

Justiça manda Facebook apagar ataques racistas contra Miss SC 2026

A Justiça determinou que o Facebook remova publicações de...