Ícone do site PortalRBV

Chuva de granizo cobre cidade do Paraná e surpreende moradores nesta terça-feira

Chuva de granizo cobre cidade do Paraná e surpreende moradores nesta terça-feira

Foto: EPR Litoral Pioneiro

Uma forte chuva de granizo cobriu a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça-feira (26), deixando o cenário parecido com neve. Moradores registraram vídeos que mostram ruas e avenidas completamente cobertas pelo gelo, tanto na zona urbana quanto em áreas rurais. A precipitação começou por volta das 9h10 e durou cerca de 20 minutos, mas foi intensa o suficiente para transformar a paisagem local.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O meteorologista Allef Matos, do Simepar, explica que o fenômeno ocorreu devido ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis sobre o estado.

Ele detalha: “Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido, que se forma a 5 km de altitude e propicia a formação de tempestades. Além do mais, o sistema está carregando consigo um ar bastante frio – então essas tempestades estão se desenvolvendo em um ambiente atmosférico muito frio, ideal para a formação de granizo”.

A baixa temperatura ajudou a manter as pedras de gelo no solo por mais tempo.

A Prefeitura de Castro recebeu relatos de danos causados pela chuva, incluindo destelhamento de casas e prédios públicos, principalmente nas unidades básicas de saúde Jeovah Ribeiro, Tronco, Araucária e no setor de fisioterapia da Vila Rio Branco.

A Defesa Civil e outras secretarias já mobilizaram equipes para atender as demandas, trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

A chuva de granizo teve maior intensidade na região Sul da cidade, afetando áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco, e bairros urbanos como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco.

Evite áreas de riscos

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco, desligar a energia em casas destelhadas e redobrar a atenção no trânsito, principalmente onde há gelo acumulado nas ruas.

Em situações de emergência, o telefone 193 deve ser acionado. Para atendimento relacionado a abrigo, telhas e lonas, o contato é o 153 da Guarda Municipal. A prefeitura montou um ponto de distribuição no Educandário Manoel Ribas e oferece abrigo no Ginásio Plínio Menarim para desalojados.

A rodovia PR-151, que atravessa Castro, também ficou coberta por uma fina camada de gelo, principalmente entre os quilômetros 291 e 297. A concessionária EPR Litoral Pioneiro alertou os motoristas para reduzirem a velocidade, estacionarem em locais seguros e evitarem áreas alagadas ou sob árvores. Em caso de emergências na rodovia, o número 0800 277 0153 está disponível, inclusive pelo WhatsApp.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de chuvas intensas para o Paraná ao longo desta terça-feira. A população deve ficar atenta às condições climáticas e seguir as orientações oficiais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile