Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (09) uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuva intensa em todas as regiões do Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. Em diversas localidades, os volumes serão elevados em curto período, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e inundações urbanas. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para as chuvas também no estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os meteorologistas alertam para a possibilidade de temporais isolados acompanhados de ventos fortes e granizo, principalmente entre o Centro e o Norte do estado.
À medida que a frente fria se desloca, o tempo começa a melhorar gradualmente pelo Oeste e parte da Metade Sul, com queda nas temperaturas até o fim do dia.
O alerta maior está direcionado ao Oeste, Depressão Central, Metade Sul — especialmente ao Norte de Pelotas — e regiões como Missões e os vales. Nessas áreas, podem ocorrer volumes extremos de chuva, com registros que variam entre 50 mm a 100 mm em menos de três horas, podendo chegar a 150 mm em até seis horas.
Veja também
Aristides Cimadon deixa Secretaria de Educação de SC
Santa Catarina amplia vacinação contra a dengue para duas novas regiões
Segundo a MetSul, “são volumes excessivamente altos” que podem comprometer o funcionamento dos sistemas de drenagem urbana e impactar a mobilidade nas cidades.
Porto Alegre e a Região Metropolitana também estão entre as áreas com maior potencial de chuva forte e acumulados elevados, principalmente durante a manhã e a tarde.
Em Santa Catarina, a mesma frente fria favorece o desenvolvimento de temporais intensos em grande parte do estado, especialmente no Grande Oeste e no Sul, desde o final da manhã da sexta-feira (09).
As tempestades incluem vendavais, raios, granizo e chuva localizada de forte intensidade. O risco de ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, quedas de árvores e alagamentos é classificado entre moderado e alto.
As instabilidades se deslocam para o restante do estado ao longo da sexta-feira, perdendo força na madrugada de sábado (10).
No Centro e Norte catarinense, os temporais também devem ser acompanhados por ventos fortes, raios e chuva intensa.
A Defesa Civil reforça orientações essenciais:
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que a frente fria que avança sobre…
Neste sábado, 10 de maio, o Caçador Futsal tem um compromisso importante pela Série Prata…
Mais um caso de furto de fios foi registrado em Caçador, desta vez na Ponte…
Uma pesquisa realizada nos dias 14 e 29 de abril de 2025, por meio do…
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde desta quinta-feira (08), um homem investigado…
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador está otimista em relação ao desempenho do…
This website uses cookies.