Chuva intensa provoca alagamentos em SC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, válido até as 12h deste sábado (14)

Santa Catarina voltou a enfrentar fortes chuvas nesta sexta-feira (13), e diversos municípios registraram alagamentos e transtornos durante a tarde. Joinville, Lauro Müller e Blumenau foram algumas das cidades mais afetadas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, válido até as 12h deste sábado (14), destacando o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente na Grande Florianópolis, Norte, Oeste e Vale do Itajaí.

Publicidade

Segundo o Inmet, as regiões mais críticas incluem Araquari, Barra Velha, Florianópolis, Indaial, Joinville, Nova Trento, São Bento do Sul, São José e Concórdia.

Joinville: ruas alagadas e estragos diversos

Em Joinville, a chuva rápida e intensa alagou várias ruas da cidade em poucos minutos.

A Defesa Civil local elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Laranja, diante dos danos registrados. Moradores gravaram imagens das ruas cobertas pela água, enquanto o vento, que chegou a 30 km/h, provocou três quedas de árvore nos bairros São Marcos e Atiradores.

No Glória, houve registros de destelhamento. O volume de chuva alcançou cerca de 50 milímetros em apenas três horas, e a previsão indica que a instabilidade deve se intensificar ainda mais durante a noite, trazendo novas pancadas.

Blumenau e São Bento do Sul também enfrentam transtornos

No Vale do Itajaí, Blumenau surpreendeu motoristas com ruas rapidamente tomadas pela água. Entre 16h e 17h, a estação do bairro Passo Manso registrou 61 milímetros de chuva, enquanto Coripós e Nova Esperança acumularam 57 milímetros.

O temporal deixou cerca de 4,7 mil imóveis sem energia, especialmente nos bairros Itoupavazinha, Salto do Norte e Badenfurt.

Em São Bento do Sul, no Planalto Norte, a chuva intensa causou queda de árvores em vários pontos. Os bairros mais afetados foram Oxford e Cruzeiro, com uma rua interditada temporariamente. A Defesa Civil local atuou rapidamente para liberar vias e minimizar os impactos, sem registro de danos em residências ou comércios.

Alagamentos atingem o Sul do Estado

Em Lauro Müller, áreas centrais e o bairro Santa Bárbara sofreram alagamentos devido à capacidade insuficiente de drenagem pluvial para absorver a precipitação concentrada. Moradores enfrentaram transtornos, e equipes da prefeitura trabalharam para reduzir os riscos e orientar a população.

A Defesa Civil alerta que os cidadãos devem evitar áreas de risco, não atravessar ruas alagadas e acompanhar boletins meteorológicos.

A previsão indica que as chuvas podem continuar no fim de semana, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Campanha Mãos que Aquecem lança 12ª edição em Caçador

A 12ª edição da campanha “Mãos que Aquecem” foi...

Frente fria traz chuva e temporais no fim de semana em SC

A passagem de uma nova frente fria deve provocar...

Instagram lança “Instants”, novo recurso que aposta em fotos espontâneas

O Instagram lançou nesta semana o Instants, um novo...

Polícia conclui inquérito sobre morte de empresário de Videira

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação...

Pesquisa ajuda produtores de SC a combater pragas da pitaia

A produção de pitaia vem ganhando espaço no litoral...

Acic promove painel sobre prevenção à violência contra a mulher

A Associação Empresarial de Caçador (Acic) realizou, nesta quinta-feira...

Talentos da Vitória abre inscrições para edição especial de 22 anos da Rádio Vitória

Quem canta, dança, toca algum instrumento musical ou participa...