Chuva volumosa deve atingir Santa Catarina

Alerta de chuva persistente e volumosa inicia na noite de terça (11) seguindo até quinta (13), da Grande Florianópolis até o Oeste

Entre a noite de terça, 11, e quinta-feira, 13, Santa Catarina terá chuva intensa, persistente e volumosa, e isso se deve a uma área de baixa pressão atmosférica que posteriormente dá origem a um ciclone extratropical no mar e favorece a intensificação das chuvas.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um Aviso Meteorológico para essa condição meteorológica. O objetivo do Aviso é preparar os municípios e a população de cada região sobre o que está previsto no modelo meteorológico para que, caso necessário, consigam tomar medidas preventivas.

Foto: Reprodução/Defesa Civil SC

As chuvas se mantém persistentes ao longo da quarta-feira, 12, variando com moderada a forte intensidade e com acumulados entre 50 e 70 mm entre a Grande Florianópolis, Planalto Sul Litoral Sul. Porém durante a noite as instabilidades ganham força no Oeste catarinense e avançam para o restante do estado no decorrer da madrugada.

Publicidade

Isso acontece devido à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Contudo, no Grande Oeste podem ocorrer chuvas intensas e os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm. 

Até o momento, os pontos de maior atenção é no Litoral Sul e no Planalto Sul. Isso porque para quinta-feira são esperados volumes de chuva mais expressivos, entre 100 e 150 mm, acumulados que podem ser ultrapassados no extremo sul do Litoral Sul até a manhã da quinta-feira, 13. 

Riscos Associados

Faixa amarela: risco moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas, vendavais e granizo.

Faixa verde: risco baixo para ocorrências.

Fique atento aos riscos

-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;

-Se afaste de postes e árvores;

-Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;

-Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Dessa forma, para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Assim, em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número do @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial

Fonte:
Assessoria de Comunicação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Domingo é dia de final do Municipal de Voleibol Masculino de Pinheiro Preto

O Campeonato Municipal de Voleibol Masculino de Pinheiro Preto...

Bombeiros auxiliam mãe e recém-nascido após parto em residência

Uma ocorrência diferente da rotina de atendimentos de emergência...

Motorista fica ferido após bater contra muro em Rio das Antas

Um motorista de 29 anos ficou ferido após perder...

Mulher morre em colisão frontal entre dois carros na BR-116

Uma mulher de 36 anos morreu em um grave...

Capotamento envolvendo dois veículos é registrado na SC-464 entre Arroio Trinta e Iomerê

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos foi registrado...

Domingo será de sol entre nuvens e frio em Santa Catarina

Depois da chuva que atingiu diversas regiões do estado...

EUA divulga imagens de OVNI registradas por astronautas da NASA

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (10)...