Um ciclone extratropical está se formando no Sul do Brasil nesta quarta-feira (12), trazendo consigo chuvas intensas, temporais e ventos fortes, inclusive para a região. A previsão é que a precipitação mais intensa se concentre nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
A partir do meio da tarde, espera-se que a chuva ganhe força novamente, acompanhada por temporais, iniciando pelo Extremo Oeste e se estendendo para as demais regiões ao longo da noite e madrugada da quinta-feira (13).
A formação deste sistema meteorológico também irá provocar ventos moderados a fortes, com rajadas variando de nordeste a noroeste e velocidades entre 50 e 70 km/h no Grande Oeste.
A partir do final da manhã, os ventos intensos devem se deslocar para a metade leste do estado, atingindo velocidades que podem ultrapassar 90 km/h nas áreas do Litoral Sul, Grande Florianópolis e Planalto Sul.
Devido a esse cenário meteorológico adverso, o alerta para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, aos temporais, às fortes rajadas de vento, ao mar agitado e à ressaca é moderado a alto.
Em relação às temperaturas, as mínimas variam entre 10 e 15°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale do Itajaí, enquanto nas demais regiões oscilam entre 15 e 20°C. As máximas, por outro lado, ultrapassam os 30°C no Extremo Oeste e Oeste, enquanto variam entre 16 e 25°C nas demais regiões.
Chuvas
Desde as primeiras horas da terça-feira, 11, inúmeras regiões de Santa Catarina registraram percentuais de chuva acima da média para o período. De acordo com a Defesa Civil, na região Caçador registrou um acumulado de 85.4 mm em 12 horas.
Já segundo as informações, Videira, recebeu no mesmo período 91.4 mm de chuva, tornando-se assim o município com o maior percentual de chuva em Santa Catarina.