Um ciclone extratropical que passará por SC põe o Estado em alerta máximo, pois deve provocar ventos extremos entre esta segunda-feira (28) e terça-feira (29). Segundo a Defesa Civil, as rajadas podem ultrapassar 130 km/h em áreas do estado, elevando o risco de destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a MetSul Meteorologia, as cidades mais vulneráveis são Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Laguna, Jaguaruna, Araranguá, Balneário Rincão, Criciúma, Tubarão, Praia Grande, Siderópolis, Urupema, Urubici e Rancho Queimado.
Ventos e áreas mais críticas
Na faixa leste do estado, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, são esperadas rajadas superiores a 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h em alguns momentos. Em outras áreas, a média deve ficar entre 40 km/h, com rajadas de 60 a 70 km/h.
Mar agitado e risco de ressaca
Outro alerta é para o mar grosso, com ondas de 3,5 a 4,5 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis, e entre 2,5 e 3,5 metros no Litoral Norte. Em alto-mar, podem superar 5 metros. Há risco muito alto para pesca, navegação e esportes náuticos, além de erosão costeira. A situação persiste até quarta-feira (30), com maior risco de ressaca entre segunda e terça-feira.
Orientações da Defesa Civil
- Busque abrigo em local seguro, longe de janelas.
- Não permaneça próximo a árvores, placas, muros ou postes.
- Reforce telhados e retire objetos que possam ser arremessados pelo vento.
- Evite atividades marítimas durante o período de alerta.
- Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).