Clima

Ciclone extratropical traz ventos de 100 km/h e chuvas para o Sul

Um ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, possivelmente entre a noite de quarta-feira (23) e a madrugada de quinta-feira (24). Esse fenômeno traz áreas de instabilidade, resultado do calor e da umidade associada a um sistema de baixa pressão, o que provocará pancadas de chuva no oeste do Paraná e no centro-oeste do Planalto Sul de Santa Catarina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Na quarta-feira (23), a formação do ciclone começará a ingressar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul, causando volumes significativos de chuva e ventos fortes.

Embora o sol apareça por momentos, o tempo rapidamente se tornará encoberto, trazendo chuvas e ventos moderados a fortes.

Na quinta-feira (24), o ciclone ganhará intensidade no Uruguai e no norte da Argentina, avançando pelo Rio Grande do Sul e gerando fortes instabilidades no oeste e centro-sul do estado.

O INMET ressalta que esse sistema seguirá em direção ao alto-mar, formando um sistema frontal e resultando em tempestades no oeste do Paraná e no centro-oeste de Santa Catarina.

Veja também

Mudanças climáticas impulsionam alta de preços de frutas e carnes

Fruticultura começa a sentir impactos das mudanças climáticas

As áreas mais afetadas serão as regiões próximas ao Uruguai, ao norte da Argentina e ao Paraguai, com ventos variando de 50 a 70 km/h e rajadas que podem superar 100 km/h. Nas demais regiões, incluindo Porto Alegre, a chuva será mais fraca, mas os ventos ainda estarão presentes.

Na sexta-feira (25), o ciclone deve estar em alto-mar, permitindo que o tempo seco e ensolarado predomine no Sul do país, exceto no norte do Paraná, que ainda enfrentará instabilidades.

O INMET alerta que ventos moderados a fortes podem continuar na faixa litorânea dos três estados do Sul.

O INMET recomenda que a população acompanhe as atualizações diárias sobre a previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais disponíveis em seu site e redes sociais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

STF inicia julgamento do Núcleo 3 da tentativa de golpe de estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira (20), o julgamento do…

14 minutos ago

PM prende suspeito e apreende arma de fogo de uso restrito em Videira

A Polícia Militar de Santa Catarina intensificou suas ações em Videira com a Operação Choque…

31 minutos ago

Detentos de SC trocam dias de pena por livros e resenhas

Santa Catarina vem se destacando nacionalmente ao investir em políticas estruturantes no sistema prisional, especialmente…

45 minutos ago

Fórum discute vigilância e controle da Influenza Aviária e Newcastle em Santa Catarina

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) promove, nesta terça-feira, dia 20…

60 minutos ago

This website uses cookies.