O clima no Brasil passará por uma mudança significativa nos próximos dias. Segundo o portal Meteored, a Região Sul enfrenta uma intensa bolha de calor, com temperaturas chegando próximas de 40°C até quarta-feira (28). No entanto, o calor extremo dará lugar à formação de um ciclone extratropical na costa brasileira, entre o Sul e o Sudeste, previsto para a virada do final de semana, trazendo chuvas intensas, ventos fortes e temporais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nos primeiros dias da semana, o sol ainda predominará, mas a instabilidade climática começará a se intensificar no Paraná já na terça-feira (27), espalhando-se gradualmente para estados vizinhos.
As autoridades alertam que a mudança será progressiva, iniciando pela fronteira Oeste e avançando em direção ao litoral.
No Rio Grande do Sul, a sensação de abafamento começa cedo, com manhãs registrando acima de 30°C.
Veja também
Agências do INSS em todo o Brasil estarão fechadas de quarta a sexta desta semana
Adolescentes suspeitos de matar Orelha teriam tentado afogar outro cachorro em SC
Na quinta-feira (29), as tempestades começam a se organizar em Uruguaiana (RS) e avançam rapidamente sobre Santa Catarina e Paraná, preparando o terreno para a chegada do ciclone.
Ciclone trará chuvas intensas e risco de temporais
Entre sexta (30) e sábado (31), o ciclone se formará no oceano, concentrando chuvas intensas na metade Leste da Região Sul e atingindo também o litoral do Sudeste.
Embora os volumes de chuva sejam irregulares, alguns episódios podem provocar preocupações.
No Paraná, entre as regiões Centro e Nordeste, o acumulado deve chegar a 100 milímetros, com raios e risco de inundações.
Em Santa Catarina, as áreas de Centro e Oeste podem registrar de 50 a 80 milímetros, acompanhados de temporais isolados.
Já no Rio Grande do Sul, principalmente na região Oeste, os acumulados devem ser semelhantes aos de Santa Catarina, com a possibilidade de fortes ventos e granizo, segundo projeções do Meteored.




