Entre esta segunda-feira (08/12) e a terça-feira (09), a atuação de um ciclone extratropical deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina, com previsão de chuva intensa, temporais e risco elevado para diversas ocorrências.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Ao longo da tarde e noite desta segunda (08), há condições para temporais com chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte, onde não se descarta a ocorrência de tempestades severas. O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica.
Na terça-feira (09), as instabilidades se intensificam. A chuva permanece persistente e por vezes intensa, em curtos períodos de tempo, desde a madrugada. O risco é alto a muito alto para alagamentos e enxurradas, e moderado para deslizamentos.
Veja também
Operação flagra 184 mil kg de excesso de peso em rodovias de SC
Três cidades de Santa Catarina estão entre as 10 mais seguras do Brasil
A instabilidade começa a ganhar força nas primeiras horas do dia no Grande Oeste, avançando rapidamente para as demais regiões. No Litoral, a chuva intensa deve ocorrer já pela manhã, com acumulados significativos ao longo do dia.

Com o aumento da saturação do solo, o risco geológico também cresce. A Defesa Civil ressalta atenção redobrada em áreas de encosta, taludes rodoviários e locais previamente mapeados como suscetíveis. O risco para deslizamentos torna-se moderado na Grande Florianópolis e no Litoral Sul.
Na quarta-feira (10), com o afastamento do ciclone para alto mar, as instabilidades diminuem e os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada. O vento de oeste, porém, ganha intensidade em boa parte do estado, com rajadas entre 60 e 80 km/h, podendo ser ainda mais fortes, conforme aviso da SDC/SC.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar atualizações e novos alertas nos canais oficiais e orienta a população:
- Durante temporais, procure abrigo longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes durante ventos fortes.
- Em caso de alagamentos, nunca atravesse ruas inundadas ou pontes submersas.
As equipes seguem monitorando as condições climáticas em todo o estado.






