Ícone do site PortalRBV

Defesa Civil alerta estados do Sul para chuvas intensas e granizo

Defesa Civil alerta estados do Sul para chuvas intensas e granizo

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul enfrentará um período de intensa instabilidade entre sexta-feira (19) e segunda-feira (22), provocado pela formação de um ciclone extratropical aliado ao avanço de uma frente fria, conforme alerta a Defesa Civil do estado. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que, após a chegada da frente fria ao RS, as áreas de instabilidade se expandirão por toda a Região Sul, alcançando também partes de Mato Grosso do Sul e o extremo sul e sudoeste de São Paulo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Esse fenômeno climático deve trazer tempestades severas, ventos com rajadas que ultrapassam 100 km/h, granizo e chuvas volumosas em várias regiões gaúchas.

No sábado (20), a instabilidade ganha força com a presença do ciclone, aumentando os riscos. Ventos variam entre 60 e 80 km/h, podendo ultrapassar 100 km/h em locais isolados.

A chuva forte, acompanhada por granizo e descargas elétricas, deve atingir a metade Sul, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro, as Missões e o Noroeste. Em áreas como Campanha e Oeste, os acumulados podem chegar a 75 mm em um único dia.

Durante a madrugada de domingo (21), uma linha de instabilidade avançará pelo estado, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro e Serra.

Há previsão de rajadas superiores a 100 km/h e granizo de grande tamanho. Ao longo do dia, a chuva intensa se concentrará na metade Norte, com acumulados que podem alcançar até 90 mm em pontos isolados.

Na segunda-feira (22), a frente fria perderá intensidade, mas ainda provocará chuvas fracas a moderadas no Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, Região Metropolitana e parte do Litoral. Os volumes previstos variam entre 5 e 20 mm. No fim da tarde, um sistema de alta pressão começa a estabilizar o tempo, provocando queda nas temperaturas. A costa gaúcha também terá mar agitado.

Ao longo do evento, os acumulados de chuva no RS devem variar entre 40 e 110 mm, podendo atingir até 130 mm em regiões como Oeste, Campanha, Missões, Noroeste, Norte, Nordeste e Serra, aumentando o risco de alagamentos e transtornos.

No domingo, a frente fria avança pelo Centro-Sul do Brasil, colocando Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo em alerta para tempestades. Em Santa Catarina, principalmente no Oeste, o risco inclui granizo, vendavais e chuvas volumosas, além de áreas do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul.

O modelo climático europeu ECMWF emitiu alerta máximo para chuvas extremas no domingo, com maior impacto na metade Norte do Rio Grande do Sul e reflexos em Santa Catarina e Paraná. A previsão aponta para possibilidade de alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e outros transtornos nessas regiões.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile